COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

COORDENAÇÃO

  • Adriana Soares Dutra – Lattes
  • Beatriz Corsino Perez – Lattes
  • Mariele Troiano – Lattes

PROJETOS DE EXTENSÃO DESENVOLVIDOS NA UFF CAMPOS

Nesta página você terá acesso, a todos os Projetos de Extensão desenvolvidos na UFF Campos.Nos ajude a manter os dados atualizados: caso haja alguma informação incorreta ou faltante, por favor envie um e-mail comunicacao.esr@id.uff.br usando seu e-mail institucional.
A ACESSIBILIDADE EM NEUROPSICOLOGIA POR MEIO DO INSTAGRAM
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Cecília Souza Oliveira (CPS)

ceciliasouzaoliveira@id.uff.br

PROJETO DE EXTENSÃO A AGENDA ANTIRRACISTA
O debate sobre o racismo vem ganhando espaço na agenda pública brasileira há cerca de duas décadas, no entanto é nos últimos anos que ganha corpo, voz e força através dos movimentos negros e estudiosos da área. Em especial a partir das denúncias realizadas pela população negra sobre a violação de direitos, violências (sobretudo estatal e policial), discriminação racial, exclusão, compreensão do racismo como crime, dentre outros. Diante disso, através da literatura, da arte, da cultura e do cinema o presente projeto visa trazer reflexões acerca do racismo no Brasil a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Pois, o Projeto de Extensão a agenda antirracista é um projeto extensionista que busca a existência de um espaço permanente de debate acerca das questões raciais e antirracista na Cidade de Campos dos Goytacazes através da UFF Campos, com produto final anual (material online) para a socialização de informação a nível nacional que trate dos temas debatidos na agenda.

Propiciar aos discentes e docentes da UFF Campos, bem como aos movimentos sociais, moradores das proximidades da UFF Campos e profissionais que tenham apresso e responsabilidade pelo tema na Cidade.

Juliana Desiderio Lobo Prudencio (SESO)

julianalobo@id.uff.br

AONDE FOI PARAR O MEU LIXO?
O projeto em tela tem como proposta contribuir com a formação de moradores e frequentadores de bairros do município de Campos dos Goytacazes no que tange à questão ambiental e aos direitos humanos. Parte-se do relato de moradores dos bairros de Ururaí, Goitacazes e Santo Eduardo, os quais apontam o despejo inadequado de resíduos sólidos nas localidades como uma das principais causas das inundações e alagamentos vivenciados nas localidades, assim como o desconhecimento sobre formas de tratamento e destinação correta dos materiais, para a efetivação de um diálogo amplo fundamentado na leitura crítica da relação entre homens e mulheres com o ambiente em que vivem, do papel do Estado e das políticas públicas como direito.

Moradores dos bairros Goytacazes e Ururaí e Santo Eduardo e profissionais que atuam nas localidades.

Adriana Soares Dutra (SESO)

adrianadutra@id.uff.br

APOIO AO MOVIMENTO LOCAL DE CATADORES DE RECICLÁVEIS COOPERATIVADOS
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Erica Terezinha Vieira de Almeida (SESO)

ericalmeida@uol.com.br

MÃES NA REDE: ATENÇÃO, CUIDADO E REDES DE APOIO A MÃES EM SOFRIMENTO PSÍQUICO

Bruna Brito (CPS)

brunapmbrito@gmail.com

ATLAS SOCIOECONÔMICO DO NORTE FLUMINENSE

O projeto de extensão oferece à comunidade um panorama cartográfico e geográfico das condições econômicas e sociais dos municípios que compõem a Região Norte Fluminense, com a finalidade realizar a caracterização e elaboração de um atlas a partir das variáveis selecionadas. Ademais, o projeto possibilita amparar novas pesquisas e ações práticas a partir do exposto. Os resultados, sob a forma de um amplo banco de dados e de mapas temáticos (http://atlasnf.sites2.uff.br/), possibilitam auxiliar e fundamentar as decisões do poder público e contribuir para o debate com a sociedade civil organizada. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto se voltou quase exclusivamente para a situação da pandemia nas mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, além de expandir a atuação para as redes sociais: Instagram (https://www.instagram.com/atlasnortefluminense/) e Facebook (https://www.facebook.com/atlas.socieconomico.3), elaborar um painel gráfico interativo (https://covid-19-interior.herokuapp.com/) e mapa dinâmico (http://www.ivides.org/covidrj2/index_shape_TOTAL.html) No ano de 2022 vamos continuar investindo em novas tecnologias de visualização e divulgação dos resultados. Sendo o projeto uma possibilidade de contribuir e articular as demandas da comunidade, a participação popular é fundamental na consecução e divulgação dos resultados. Por conta disso, pretende-se consolidar as atividades nas redes sociais, incluindo as publicações das variáveis já analisadas e divulgadas no portal. Para mais, objetiva-se realizar um segundo workshop junto a órgãos públicos e comunidade em geral.

Pesquisadores de diferentes cursos de graduação, pós- graduandos, docentes, discentes, poder público local, movimentos sociais, associações de moradores e grupos comunitários. Temos como público-alvo, a região norte fluminense, composta por nove município

Leandro Bruno Santos (GRC)

leandrobruno@id.uff.br

ASSESSORIA À GESTÃO PÚBLICA, ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS E INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
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Juliana Thimóteo Nazareno
Mendes (SESO)

BANCOS FAMILIARES DE SEMENTES

Simone Silva (COC)

simone_silva@id.uff.br

CINECLUBE SOCIOAMBIENTAL CAMPOS: MEIO AMBIENTE, DESIGUALDADES SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO EM DEBATE
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Maria Gabriela Scotto (COC)

mgscotto@id.uff.br

PROJETO CUCA LEGAL: EDUCAÇÃO E SAÚDE​

O Projeto Cuca Leal é fruto de uma parceria da equipe de Assistentes Sociais da UFF Campos e de professores do Departamento de Psicologia da UFF/ESR. Este contato surge a partir da crescente demanda de atendimento em Saúde Mental por parte dos alunos da UFF-ESR, com queixas relativas a ansiedade e depressão. Esta demanda também foi observada no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFF, através dos atendimentos realizados à comunidade externa, ou seja, a forte presença de alunos de outras instituições de ensino superior com demandas associadas a sintomas de ansiedade e depressão. Diante da realidade apresentada, a proposta é desenvolver ciclo de palestras e vivências sobre temas relacionados à saúde mental e desenvolvimento de habilidades acadêmicas, com o objetivo de prevenir situações de adoecimento emocional e/ou seu agravamento. As atividades serão realizadas no modelo presencial mediado por tecnologia.

Estudantes universitários de IES públicas e privadas.

Ana Lucia Novais Carvalho (CPS)

analucianovaiscarvalho@id.uff.br

CURSO DE EXTENSÃO "RACISMO E SERVIÇO SOCIAL: POR UM EXERCÍCIO PROFISSIONAL QUALIFICADO NA DIREÇÃO DE UMA SOCIABILIDADE LIVRE DO RACISMO"

Existe uma lacuna interna nos currículos dos cursos de Serviço Social sobre a discussão racial, o que implica na formação e na posterior atuação do profissional que necessita entender que a democracia racial no Brasil é um mito e de que o racismo é uma das avenidas que os sujeitos atravessam e define sua condição e posição nos contextos que transitam. E por tanto este projeto pretende qualificar os/as assistentes sociais, discentes de graduação em Serviço Social e profissionais e estudantes de áreas afins e integrantes de movimentos sociais interessados na temática racial com o objetivo de promover o conhecimento sobre o racismo e suas expressões na vida social. O produto final será a produção de um livro para a socialização das informações que serão ministradas.

O público alvo do projeto de extensão, são: os/as assistentes sociais, discentes de graduação em Serviço Social e profissionais e estudantes de áreas afins e/ou pessoas da comunidade externa que são interessadas na temática racial.

Ana Claudia de Jesus Barreto (SESO)

acjbarreto@id.uff.br

DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO TRABALHO DA (O) PSICÓLOGA (O) NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Este projeto tem como objetivo priorizar os principais desdobramentos que ocorrerão no estágio presencial mediado por tecnologias em Psicologia Comunitária, que consiste em realizar um trabalho de campo e/ou entrevistas com psicólogas/os do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS E CREAS) de Campos dos Goytacazes. O trabalho do psicólogo no SUAS ainda é recente no Brasil, podendo este projeto favorecer a formação do discente no campo das políticas públicas de assistência social. A experiência anterior do projeto de extensão Rodas de Conversa para psicólogos que trabalham no CRAS/CREAS de Campos realizado, em 2015, foi fundamental para dar seguimento a essa proposta. Considera-se, ainda, que a pandemia evidencia às questões sociais e raciais brasileiras e por esse motivo, tais questões são colocadas em análise nesse momento na assistência social. Espera-se que as (os) psicólogas(os) exponham as suas experiências profissionais ao longo da presente pandemia. Assim sendo, serão propostos diálogos sobre o trabalho da (o) psicóloga (o) em equipe interdisciplinar e acerca das questões referentes à desigualdade estrutural no cotidiano desses serviços. Os participantes serão voluntários e devem ser mantidos e informados os sigilos das informações. Será realizado um encontro quinzenal, tendo uma duração média de uma hora e trinta minutos.

Psicólogos (as) que atuam no CRAS ou no CREAS de Campos de Goytacazes.

Lurdes Perez Oberg (CPS)

lurdes.oberg@gmail.com

DIÁLOGOS DO FIM DO MUNDO

Este projeto de extensão consiste na divulgação científica por meio de uma plataforma virtual voltada para a publicação de artigos científicos, ensaios, resenhas, artigos de opinião, análises e reflexões de natureza política, social e filosófica a respeito de assuntos do cotidiano. A proposta se estrutura a partir da criação de um blog intitulado Diálogos do Fim do Mundo destinado a dar visibilidade à pesquisa científica no âmbito das Ciências Sociais promovendo parcerias intelectuais entre profissionais da área de Humanidades, particularmente, da Ciência Política. O escopo teórico do projeto não se restringe ao campo da Ciência Política abrangendo a contribuição intelectual de áreas afins do conhecimento científico, como a Filosofia (Política), a Sociologia, a Antropologia, a História, o Direito e a Psicologia. Outra vertente do projeto de extensão consiste na realização periódica de debates acadêmicos com profissionais de reconhecida importância no meio universitário. Constituindo-se como um espaço de troca de experiências, de circulação e divulgação de ideias de natureza científica, o projeto reúne pesquisadores com uma reputada formação acadêmica e profissional no campo das Humanidades. Faz-se assim necessário a renovação da bolsa de extensão a fim de atender às necessidades demandadas pelo projeto, como a produção e divulgação científica; além de colaborar junto às etapas de realização dos debates. Paralelamente, o contato direto com as atividades de Pesquisa e Extensão contribuirá na formação acadêmica do discente. Soma-se ao fato que a bolsa de extensão tem sido crucial para mitigar a evasão escolar e suscitar o interesse do alunado pela prática extensionista.

O projeto de extensão se destina ao público universitário de uma maneira geral, particularmente, docentes, profissionais da educação e discentes de universidades públicas e privadas. Apesar de ter como público específico a comunidade acadêmica, o blog ent

Ricardo Bruno da Silva Ferreira (COC)

ricardobruno@id.uff.br

EDUCAÇÃO, CIDADE E PERTENCIMENTO: CÍRCULOS DE CULTURAS ENTRE COLETIVOS ESTUDANTIS E ARTÍSTICOS DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Maria Claudia Martinelli de
Mello Pitrez (COC)

GEOREFERENCIAMENTO DE MAPAS HISTÓRICOS

Apresentar os Sistemas de Informação Geográfica e os métodos de georreferenciamento de mapas antigos para os historiadores

Estudantes de graduação em história

Carlos Eduardo Valencia Villa (CHT)

cvalencia@id.uff.br

HISTORIA DIGITAL EN LA HISTORIA ECONÓMICA

Curso de métodos en la investigación histórica, en especial el uso de tecnologías digitales en los proyectos de historia económica anterior al siglo XX

Historiadores y estudiantes en formación de historia

Carlos Eduardo Valencia Villa (CHT)

cvalencia@id.uff.br

HORTAS URBANAS E AS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Erika Vanessa Moreira Santos (GRC)

erikamoreira@id.uff.br

IDIOSSINCRASIAS E ATRAVESSAMENTOS NO RETORNO PRESENCIAL ÀS ATIVIDADES ESCOLARES NO CONTEXTO DE PANDEMIA

O atual contexto da pandemia, decretada pela Organização Mundial da Saúde- OMS em março de 2020, advinda pela infecção da COVID-19 surgiu devido ao alto índice de mortes em um curto período de tempo ao redor do mundo, podendo desencadear algumas implicações psicológicas (Vieira, 2020). Uma das medidas sanitárias impostas pela OMS foi o distanciamento social e o reflexo deste distanciamento em diversificadas vertentes e significados remete a repercussões intensas na subjetividade humana e que perpassa também, pelo contexto do ensino e da aprendizagem. Neste cenário pandêmico, o modo de ser e viver de cada pessoa foi atravessado por diversificadas condições e repercussões na esfera da saúde mental. A partir deste recorte, o presente Projeto pretende acolher as diversificadas demandas emocionais relacionadas à subjetividade e singularidade de Docentes e Discentes de uma Escola Estadual em Campos dos Goytacazes no enfrentamento do re(adaptar), no ensino totalmente presencial, após dois anos na modalidade do ensino remoto.

A Escola conta com o apoio pedagógico de 3 PAPs, ( professor articulador pedagógico) e com 24 docentes distribuídos por suas disciplinas.

Gisele de Araújo Gouvêa Estácio (CPS)

giselee@id.uff.br

ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)– IPC CAMPOS

Esse projeto tem como objetivo:: (i) acompanhar e divulgar para a população o comportamento dos preços dos alimentos incluídos da cesta básica alimentar do município de Campos dos Goytacazes – RJ; e (ii) desenvolver e divulgar um índice de preços para a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) para os produtos do subgrupo de alimentação dentro do domicílio e produtos de limpeza e higiene pessoal. Para desenvolver esse índice serão efetuadas a Pesquisa de Locais de Compra (PLC), por meio da aplicação de questionários junto à população campista, a Pesquisa de Especificação de Produtos e Serviços (PEPS) e utilizada a estrutura de ponderação da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) para a região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Destaca-se que esse é um projeto desenvolvido continuamente e em constante aprimoramento. Nesse sentido, em 2022 será dado prosseguimento à PLC iniciada em 2020. Esse projeto busca também contribuir para a educação financeira da população campista na medida que indicará a evolução dos preços de uma cesta de consumo da população campista.

O projeto tem como público alvo os consumidores do município de Campos dos Goytacazes e alunos do curso de Ciências Econômicas de Campos. A coleta dos preços, construção do índice de preços e sua análise aproximará os alunos do curso da prática.

Alan Figueiredo de Arêdes

alanaredes@id.uff.br

INFÂNCIA E JUVENTUDE DO CAMPO: DIÁLOGO DE SABERES, MEMÓRIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Beatriz Corsino (CPS)

beatrizcorsino@id.uff.br

INFÂNCIAS, JUVENTUDES E POLÍTICAS PÚBLICAS: DESENVOLVENDO AÇÕES DIALÓGICAS

A proposta consiste em um programa contínuo de ações extensionistas na área da infância e juventude, de caráter interdisciplinar e de abrangência regional, visando contribuir para o fortalecimento das políticas sociais destinadas às crianças, adolescentes e jovens, através da interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Se estrutura através de três linhas de ação: Assessoria à gestão pública, às entidades não governamentais e às instituições políticas de participação e controle social e movimentos sociais que atuam junto a crianças, adolescentes e jovens; Capacitação de profissionais que atuam junto às crianças, aos adolescentes e aos jovens e; Ações e discussões temáticas com crianças, adolescentes e jovens.

As ações do programa são destinadas aos diferentes profissionais que atuam com crianças, adolescentes e jovens em ações socioassistenciais, com ênfase nos psicólogos e assistentes sociais. Também se destina às crianças, adolescentes e jovens em diferente

Juliana Thimóteo Nazareno Mendes (SESO)

juliana_mendes@id.uff.br

JUNHO DE 2013: MEMÓRIAS, ESTUDOS E INTERPRETAÇÕES 10 ANOS DEPOIS
LABORATÓRIO DE PSICANÁLISE, POLÍTICA, CULTURA E ESTUDOS DE GÊNERO - LPPCEG

O Laboratório de Psicanálise, Política, Cultura e estudos de gênero visa produzir conhecimento em parceria com outras Instituições e movimentos sociais sobre a diversidade sexual, sob o viés da psicanálise entendendo sua complexidade e atravessamentos culturais e políticos. Possui como objetivo promover pesquisas, grupos de estudos sobre a temática, bem como ações na comunidade a fim de atingir diferentes segmentos sociais visando desconstruir a ideia de patologização da sexualidade. Buscando promover o discurso em prol da diversidade sexual e ampliar o conhecimento acerca da formação da identidade de gênero. Visa incluir em seu âmbito o acolhimento das pessoas que sofreram violência de gênero, através dos atendimentos realizados no Serviço de Psicologia Aplicado, sob o projeto de estágio: Clínica psicanalítica das disciplinas Estágio Supervisionados I e II, de responsabilidade da Prof.a Dr.a Bárbara Breder Machado. Neste sentido, a escolha do significante laboratório também atende a proposta de produzir experimentações teóricas de áreas aparentemente distintas, estudos de gênero e psicanálise a fim de extrair deste encontro aspectos políticos da clínica. Visa, portanto, acolher alunos em seus trabalhos monográficos e a produção de artigos e trabalhos científicos em congressos a partir da articulação com a pesquisa: psicanálise profana: a clínica entre a causa analítica e a causa feminista, bem como as reflexões advindas das supervisões do estágio em clínica psicanalítica, realizado no SPA – serviço de psicologia Aplicada. O que efetiva o tripé universitário, ensino, pesquisa e extensão.

Pretende-se atingir universitários, alunos de ensino médio e fundamental bem como a sociedade em geral. Através de ações de promoção do debate sobre a diversidade sexual e a violência de gênero. No que tange as atividades de recuperação

Barbara Breder Machado (CPS)

barbarabreder@id.uff.br

LAPECS NA ESCOLA

Rodrigo de Araujo Monteiro (COC)

ramonteiro@id.uff.br

MOTIRÕ EM REDES DE CULTURAS E MEMÓRIAS INTERGERACIONAIS EM TERRITÓRIOS CAMPISTAS

O projeto de extensão universitária Motirõ em Redes: memória, patrimônio e cultura de extensão é uma atividade do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko que traz como objetivo os estudos dos indivíduos em suas narrativas, performances, rituais e simbolismos. Apresentando como eixo principal as noções de memória e cultura, o presente grupo se destaca nos estudos sobre religiões, festividades, educação, relações étnico-raciais, patrimônio contribuindo, assim, para analisar, questionar e pensar políticas públicas curriculares educacionais, em especial, no contexto do Novo Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto de extensão Motirõ em Redes tem como objetivo realizar um diálogo com diferentes grupos e instituições. Ao contribuir para a formação profissional, democrática e cidadã dos estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), evidenciamos a importância do ensino superior junto à comunidade acadêmica e à educação básica, estabelecendo diálogos e reforçando os laços institucionais acadêmicos. Sendo assim, o projeto traz como público alvo prioritário o diálogo com professores da Educação Básicas e pesquisadores de instituições de diversas regiões, sobretudo, em torno da UFF/Campos de acordo com demandas que identificamos, ao longo de dois anos do projeto, necessárias à formação continuada. Este projeto de extensão existe desde julho de 2020. Ao longo dos dois anos de existência podemos apontar a sua importância junto à formação discente e comunitária. Coordenação: Andréa Paiva Geovana Tabachi

Público interno e externo: comunidade acadêmica, professores e alunos da educação básica e público afins.

Andréa Lúcia da Silva de Paiva (COC)

andreapaiva@id.uff.br

OFICINA DE BEM COMIGO!

Gisele de Araújo Gouvêa
Estácio (CPS)

PRÉ SOCIAL JORGE DA PAZ ALMEIDA

O projeto do Pré Social Jorge da Paz Almeida surge a partir da necessidade de um pré-vestibular gratuito nas instalações do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da UFF, no município de Campos dos Goytacazes. Os próprios contextos de criação e expansão (através do Reuni) do ESR tiveram como objetivo a ampliação do acesso à universidade pública na região Norte Fluminense, o que reforça a adequação da proposta, que será desenvolvida por professores e estudantes de graduação do instituto. A partir da vocação da universidade pública de se desenvolver através do tripé Ensino/Pesquisa/Extensão, atuaremos na oferta de aulas adaptadas aos conteúdos e práticas valorizados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também de oficinas de apresentação da universidade pública, com o objetivo geral de diminuir a desigualdade observada entre alunos de escolas públicas e privadas na disputa por vagas em cursos de graduação. Nossas ações partem da fundamentação teórica que defende o capital cultural como um mecanismo de segregação educacional, já que a aquisição dos recursos culturais de prestígio não está disponível a todos os grupos sociais. Dessa forma, com o Pré Social Jorge da Paz Almeida temos como objetivo específico aprofundar o conhecimento dos estudantes participantes nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia, além das oficinas de interdisciplinaridade e de apresentação da UFF, a fim de qualificá-los para a realização Enem e socializá-los no contexto universitário.

Além do público que atuará no projeto (docentes e alunos da UFF e de outras instituições de ensino superior da cidade), teremos como público-alvo estudantes que já concluíram o ensino médio ou que estão matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas públicas.

Jacqueline da Silva Deolindo Curvello (COC)

jacquelinedeolindo@gmail.com

PRIMEIRA INFÂNCIA: TERRITÓRIOS, DIREITOS E PARTICIPAÇÃO

Beatriz Corsino Perez (CPS)

beatrizcorsino@id.uff.br

PROJETO VOYEUR POLÍTICO

George Coutinho (COC)

georgec@id.uff.br

PROTAGONISMO DISCENTE NA GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFF- CAMPOS E DA VISIBILIDADE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NOS ESPAÇOS VIRTUAIS

Luiz Gustavo Silva Souza (CPS)

souzaluiz@id.uff.br

PSICOLOGIA APLICADA À ODONTOLOGIA: HUMANIZAÇÃO E PRÁTICAS

Guilherme de Carvalho (CPS)

gc@id.uff.br

REDE CONVIDA

Bruna Pinto Martins Brito (CPS)

brunapmbrito@gmail.com

REVISTA ECOS - ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA SUBJETIVIDADE

A Revista ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade é um projeto de revista de psicologia que abriga trabalhos científicos que tematizem a contemporaneidade em relação ao problema da subjetividade. Desde a submissão de trabalhos até a editoração de artigos aprovados, a equipe está diretamente envolvida com os pormenores da divulgação de conhecimento científico academicamente subsidiado. A proposta é de orientação e de acompanhamento de bolsista de extensão na execução de atividades relativas ao processo editorial. Tal processo é expressão da preocupação com a divulgação do conhecimento, produzido por pesquisadores de distintas IES brasileiras e estrangeiras, diretamente relacionado com a fecundidade de diálogos interdisciplinares sobre a questão das relações traçadas entre o contemporâneo e a subjetividade. O trabalho do bolsista visa, também, ao enriquecimento acadêmico de sua formação, já que o mesmo acompanhará o complexo processo avaliativo e de publicização de conhecimento na área de Ciências Humanas

A presente revista tem, como público alvo, pesquisadores de diversas áreas – estando eles nas condições de leitores e/ou autores –, interessados nas temáticas publicadas na Revista. Esta revista foi criada com o objetivo de contemplar a área de psicologia

Barbara Breder Machado (CPS)

barbarabreder@id.uff.br

REVISTA GOITACÁ: O CAMINHO PARA A VISIBILIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO NORTE FLUMINENSE

Ana Maria Almeida da Costa (SESO)

costa_ana@id.uff.br

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DISCENTE MUNDO LIVRE

O projeto Revista Multidisciplinar Mundo Livre tem como objetivo promover a divulgação científica dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, profissionais e discentes de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, como também capacitar discentes e profissionais para a produção de artigos científicos para divulgação de suas produções e experiências profissionais. Assim a proposta visa fortalecer e ampliar uma revista digital, online, multidisciplinar que congregue trabalhos dos cursos de geografia, ciências sociais, serviço social, economia, educação, psicologia, história , além de incentivar e capacitar diferentes sujeitos para a divulgação de seus conhecimentos em linguagem acadêmico-científica. A revista vem cumprindo seu papel recebendo contribuições de discentes, docentes, pesquisadores e profissionais, de várias instituições do país. Já está em seu sexto ano e ampliou significativamente sua abrangência, mantendo regularidade e qualidade em suas publicações, conseguindo com isso a indexação em várias plataformas e a previsão do Qualis B4. Para a continuidade desse relevante trabalho de divulgação e difusão da produção científica, precisa de apoio institucional para viabilizar-se, consolidar e ampliar seu alcance.

A Revista tem como público-alvo discentes, docentes, pesquisadores e profissionais das Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e de áreas afins

Cecília Souza Oliveira (ESR)

ceciliasouzaoliveira@id.uff.br

ROMANCES HISTÓRICOS E GEORREFERENCIAMENTO PARA SE APROXIMAR DA HISTÓRIA DAS AMÉRICAS

Carlos Eduardo Valencia Villa (CHT)

cvalencia@id.uff.br

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TERCEIRA IDADE - UNITI

A Universidade para Terceira Idade (UNITI) é um Programa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, localizado no município de Campos dos Goytacazes. Criada desde 1993, a UNITI é voltada para as pessoas idosas e centra-se na interdisciplinaridade a partir de diferentes áreas do conhecimento e da estrutura do programa que conta com docentes e estudantes da graduação dos cursos da UFF bem como de voluntários. Com  o retorno após a Pandemia de Covid 19, o Programa vem orientando suas atividades nas trocas de saberes intergeracionais e na perspectiva de uma educação não-formal. A partir de cursos, oficinas, eventos e reuniões, a UNITI visa alcançar os objetivos da extensão centrados na comunicação entre a universidade e a sociedade frente à produção de conhecimento, à interlocução com as atividades de ensino e pesquisa e o diálogo intergeracional. A UNITI empenha-se na implementação de um plano de formação, segundo a Proposta Pedagógica do Programa e de seu Regulamento.

Pessoas idosas (pessoas a partir de 60 anos) de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, Lei 14.423/2022.

COORDENAÇÃO:

Andréa Lúcia da Silva de Paiva – Docente do curso de Ciências Sociais (COC)

VICE-COORDENAÇÃO

Neusa Cavalcante de Lima – Docente do Curso de Serviço Social (SSC

WEBSITE DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DE CAMPOS

O projeto em tela visa criar um espaço de informação e diálogo construtivo em relação as pautas de defesa dos direitos sociais e das lutas sociais, nas quais os profissionais de Serviço Social, tradicionalmente assumem como bandeiras de luta. O projeto contribui para a formação continuada de estudantes, na medida em que os mesmo exercitam diálogos em espaço de criação de pautas editoriais de web conteúdo.

Quantidade de acessos e utilização do site. Relatórios do Google Analitics.

Valter Martins (SESO)

neusalima@id.uff.br

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MIGRAÇÕES NO INSTAGRAM: DIVULGANDO INFORMAÇÕES SOBRE MIGRAÇÕES E MIGRANTES NA SOCIEDADE ATUAL

Pesquisas têm apontado que a divulgação científica é uma ferramenta potente para se levar para fora das universidades, informações sérias e confiáveis de forma crítica e, ao mesmo tempo, instigante. O objetivo deste projeto é de se opor à desinformação e às notícias falsas sobre as migrações, os migrantes e os processos migratórios na sociedade atual. O caso do brutal assassinato de Moïse Mugenyi Kabagambe, um cidadão congolês de 24 anos, que estava como refugiado no Brasil, em janeiro de 2022 na cidade do Rio de Janeiro, é um evento que revela o risco da difusão de uma cultura conservadora, baseada em estigmas e xenofobia. De acordo com dados a Organização Internacional para Migrações, havia 281 milhões de migrantes internacionais no final de 2021, sendo quase 10 milhões a mais do que no ano anterior, apesar das barreiras impostas pela Covid-19. O argumento é que seja em função de oportunidades pessoais, crises econômicas ou ainda por guerras e desastres, as pessoas vão precisar e querer se deslocar. O Brasil tem sido palco tanto de emigrações (brasileiros que deixam o Brasil para viver em outros países) e de imigração (pessoas que deixam seus países para viver no Brasil). Desta forma, a proposta deste projeto é a consolidação de um perfil no Instagram a partir do qual sejam divulgadas pesquisas, publicações e eventos através de postagens, capazes de sintetizar informações sobre as migrações e os migrantes de forma simples e didática, construindo uma perspectiva de empatia e acolhimento.

Diversos trabalhos sobre divulgação científica destacam a importância de se ajustar à linguagem utilizado ao público, por isso, quanto maior o foco, maior a chance de sucesso. O público-alvo deste projeto é uma população leiga, constituída por jovens

Gisele Maria Ribeiro de Almeida (COC)

giselealmeida@id.uff.br

CRÍTICA LITERÁRIA E CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA

O objetivo da ação proposta é apresentar e fomentar o debate da teoria da crítica da economia política a partir da linguagem artística, mais acessível do que a linguagem puramente teórica. Nesse sentido, serão debatidas com o público-alvo obras de literatura e cinema que contribuam para o entendimento da crítica da economia política, principalmente no que diz respeito ao contexto de surgimento dessa teoria, marcado pela transição para o capitalismo no mundo ocidental. O enfoque, nesta ação, é o debate sobre diferentes projetos de sociedade que ocorre na literatura russa, inglesa e francesa do século XIX, debate do qual serão tomados como representantes Fiódor Dostoiévski, Nikolai Tchernichévski, Ivan Turgueniev, Charles Dickens e Honoré de Balzac. De modo acessório, serão utilizados para fomentar o debate textos de comentadores como o crítico literário Gyorgy Lukács e os historiadores Marshall Berman e Eric Hobsbawm.

O público-alvo do presente projeto de extensão compõe-se predominantemente de estudantes de graduação e pós-graduação, tanto internos à UFF, quanto de outras instituições universitárias, mas também aberto ao público em geral.

Rodrigo Delpupo Monfardini (CEC)

rodrigodelpupo@gmail.com

POLÍTICAS ECONÔMICAS: COMPREENSÃO BÁSICA DO ECONOMÊS

 O projeto Políticas Econômicas é uma atividade do Grupo PET Economia da UFF Campos e vem sendo oferecido desde 2012. Ao longo desses anos foram mais de 20 cursos ministrados em ONGs, instituições de ensino, públicas e privadas, de ensino fundamental, médio e superior, e, com a presença da comunidade acadêmica e em geral. O curso busca apresentar as políticas econômicas: política monetária, política fiscal e política externa, com base nos conceitos-chaves como PIB, emprego, desemprego, inflação, taxa de juros, impostos, taxa de câmbio, entre outros. Dessa forma, busca oferecer aos participantes uma compreensão básica do “economês”, que diariamente está presente no noticiário e nos jornais. Essa compreensão é extremamente relevante no exercício da cidadania, uma vez que tais políticas afetam a nossa vida.

Comunidade acadêmica e em geral: escolas, universidades, movimentos sociais, associações de bairro, sindicatos, ONGs, igrejas

Vanuza Ney (CEC)

vanuzasilva@id.uff.br

FINANÇAS PESSOAIS: "APERTEM OS BOLSOS, O DINHEIRO SUMIU"

Na sociedade capitalista a nossa relação com o dinheiro, na abundância ou na escassez, é determinada pela cultura social e familiar em que vivemos. Numa linguagem descomplicada, o projeto consiste num curso que aborda, na perspectiva macro e microeconômica, temas fundamentais para lidar com o dinheiro. A proposta do curso é oferecer reflexão sobre nossas necessidades e desejos dentro de uma cultura consumista, além de apresentar conceitos como a taxa de juros e inflação, que afetam as nossas decisões no dia a dia e impactam no orçamento pessoal e familiar. Outras questões abordadas são: crédito, endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e aplicações financeiras, risco e incerteza. O curso já foi ministrado em escolas, universidades, eventos científicos, igrejas e grupos da Terceira Idade e também para todas as idades. 

Comunidade acadêmica e em geral: escolas, universidades, movimentos sociais, associações de bairro, sindicatos, ONGs, igrejas

Vanuza Ney (CEC)

vanuzasilva@id.uff.br

DIVULGA UFF: DIÁLOGOS COM O ENSINO MÉDIO
O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PETRÓLEO E GÁS COMO ESPAÇO SÓCIO OCUPACIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
NZAMBIKENALUZINGU: UM PODCAST SOBRE O CRISTIANISMO BAKONGO

Este projeto tem como objetivo fomentar uma temporada de nome “Nzambikenaluzingu: um podcast sobre o cristianismo bakongo” em uma plataforma de streaming denominada “Mayele: um podcast sobre conflitos e religiões na África Centro-Ocidental e nos Grandes Lagos” para o ano de 2024. Esse podcast faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq “Makasi: Centro de Estudos da África Centro-Ocidental e da região dos Grandes Lagos”. Nessa temporada propriamente dita, será desenvolvida a pesquisa sobre o Movimento Tocoísta e seus impactos nas identidades, práticas, costumes e hábitos na vida da população em Angola, em especial a Bakongo. Essa religião teve como escopo não apenas a adaptação do cristianismo reformado ao contexto angolano, mas também tinha por interesse resistir à colonização portuguesa. Tendo isso em mente, esse projeto visará entrevistar membros da organização da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo – Os tocoístas, pesquisadores que se debruçaram sobre a temática e outros no período de 2024.

Discentes de graduação, comunidade no Brasil em geral e público angolano no Brasil e nesse país africano, e portugueses.

Rodrigo Castro Rezende

OFICINA DE JOGOS LÚDICOS PARA IDOSOS

O envelhecimento da população é uma realidade global, trazendo consigo desafios relacionados à saúde mental dos idosos. A perda de memória é uma preocupação comum nessa fase da vida, afetando não apenas a qualidade de vida, mas também a autonomia e a interação social. Este projeto de extensão propõe a realização de uma oficina de jogos lúdicos para idosos, com o objetivo de promover a preservação e o fortalecimento das capacidades cognitivas, além de estimular o convívio social.

Alunos que frequentam o programa de extensão da UNITI.

Rita de Cassia Souza Paz (CEC)

SEMINÁRIO INSTRUMENTO DE ENSINO APRENDIZAGEM E LIVES

O Seminário tem relação com a disciplina de CHT00211 T. em Ensino de História Antiga que possui 20h de extensão que é a produção de seminário on-line (live) no qual os alunos apresentam para centenas de ouvintes de todo Brasil suas pesquisas. neste semestre ocorrerá dia 19 e 26 de Agosto com ampla divulgação e inscrição.  2) Há também palestras-lives quinzenais sobre História Antiga e Medieval.

Graduandos de diversas faculdades/universidades brasileiras, professores e público interessado no assunto.

Julio Gralha

LIGA UNIVERSITÁRIA UFFINVEST

Luiz Gustavo Antonio de Souza (CEC)

QUILOMBINHO DO CAMILINHO: UM QUINTAL DE LEITURAS RAÍZES DA TERRA

Fazer plantios de ervas medicinais

Irrigar plantas medicinais

Monitorar mudas na estufa

Desidratar folhagem

Contar história afro-brasileira para alunos de escolas quilombolas do ensino fundamental 1

Contar história afro-brasileira para alunos do ensino fundamental e do ensino médio de escolas estaduais da periferia de Campos.

Ensinar o aluno da educação básica a usar um recipiente, tipo garrafa pet, colocar terra, plantar uma muda de planta medicinal. Cuidar, irrigar e colher a folhagem.

Promover formação de professor da rede municipal e estadual de Campos, com as temáticas plantas medicinais afro-brasileiras.

Estudantes e professores da educação básica.

Edimilson Antônio Mota

edimilsonmota@id.uff.br

CAMINHOS DE MEMÓRIAS: NARRATIVAS INTERGERACIONAIS SOBRE BENS CULTURAIS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

A proposta prevê a atuação do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura MotirõNhãdereko visando coletar, descrever e divulgar o conjunto de bens culturais tangíveis e intangíveis, considerando as riquezas dos patrimônios urbanos em suas diversas dimensões e performances às quais classificaremos como: patrimônio afetivo, artístico, escolar, religioso e o institucional. Tem como objetivo fomentar memórias e narrativas intergeracionais locais a respeito do patrimônio cultural, tendo como cenário a região da grande Campos dos Goytacaze/RJ. Além disso, visa envolver pesquisadores/docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF e da Universidade Federal Fluminense /UFF, articulando e estimulando o diálogo com projetos de ensino, pesquisa e extensão, a partir da atuação conjunta de professores e de pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior e da Educação Básica da região campista. Deste modo, serão pelos caminhos das memórias e culturas de discentes, docentes e pesquisadores que pretendemos chegar às narrativas intergeracionais a respeito dos bens culturais, assim como na sistematização de políticas públicas de preservação. Ao mesmo tempo que contribuir para a popularização da ciência tendo como fio condutor o Instagram, uma rede social, visual, criativa e interativa. O projeto tem orientação qualitativa, apresentando em seu enquadramento métodos de estudos distintos, como a pesquisa bibliográfica, observação participante, assim como a associação entre a teoria e o estudo etnográfico. Ressaltamos ainda que o projeto tem como objetivo colaborar para a construção do Observatório do Patrimônio Cultural de Campos desenvolvendo, assim, para reflexões e atuação sobre as políticas culturais de preservação.

O projeto traz como relevante as trocas de conhecimento com estudantes, professores e pesquisadores a partir de reuniões, pesquisa, ensino, observações em campo, trabalhos de campo, assim como a divulgação cientifica através da rede social Instagram. Desse modo visamos valorizar a popularização da ciência e trazer visibilidade da extensão junto à pesquisa e ensino.

Geovana Tabachi Silva

AQUALTUNE- MÚSICA E SAÚDE NA UNIVERSIDADE

O Aqualtune consiste em um coletivo musical nascido no curso de psicologia da  UFF- Campos em 2023 composto por pessoas interessadas em aprender, aprofundar e trocar conhecimentos sobre percussão de matriz afro-brasileira através de oficinas musicais. As oficinas ocorrem semanalmente no polo da UFF Campos, com instrumentos de percussão tradicionais, na modalidade presencial. O grupo, que possui entre 20 e 40 membros tem o posicionamento ético-político da valorização da coletividade, baseado no aquilombamento, acolhendo qualquer pessoa da comunidade que deseje participar, não limitado, assim, aos discentes da universidade, já que busca  aproximar-se das populações marginalizadas.

Toda e qualquer pessoa da comunidade acadêmica ou externa que deseja participar.

Alexander Motta de Lima Ruas

aruas@id.uff.br

PONTES PARA A SAÚDE

O projeto Pontes para a Saúde visa qualificar os processos de cuidado em saúde desenvolvidos na Atenção Primária (APS) de Campos/RJ que promovam ações de saúde mental articulados com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), especialmente no campo Álcool e Outras Drogas (AD), na perspectiva da Redução de Danos.

Agentes Comunitários de Saúde , vinculados as unidades básicas de saúde do SUS campista.

Pedro Renan Santos de Oliveira

prsoliveira@id.uff.br

JOGO DO PRIVILÉGIO E DA DIFERENÇA

O projeto de extensão “Jogo do Privilégio e da diferença” tem como objetivo fomentar letramento em Direitos Humanos (especialmente nas dimensões sócio-racial e nas temáticas de classe/gênero/sexualidade) e a conscientização não só do público beneficiário (usuários de serviços) das ações e políticas do campo dos Direitos Humanos, mas também de profissionais a ela vinculados. A proposta é que a aplicação do Jogo do Privilégio e da Diferença proporciona, a quem exercita a atividade lúdica, reflexão e percepção do seu posicionamento na sociedade no que diz respeito às relações de privilégio ou exclusões socialmente impostas segundo seus marcadores sociais. O Projeto de Extensão, ao se executar por meio da aplicação de um jogo de tipo tabuleiro a jovens beneficiários das ações e políticas conduzidas pela SIRDH, promove qualificação de ações já realizadas em dados equipamentos e serviço ligados a política de Direitos Humanos e serve de instrumento mediador de relações pedagógicas já ali executadas. Essa Extensão tem gerado impacto social por meio do letramento em direitos humanos como forma de ampliação da inclusão e equidade, de forma a diminuir os impactos de constantes violências a grupos minoritários em direitos na cidade de Campos.

Beneficiários de políticas de direitos humanos, educação e saúde.

Pedro Renan Santos de Oliveira

prsoliveira@id.uff.br

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES

O projeto de educação financeira pretende levar a noção de economia pessoal para alunos de escolas e universidades da região de Campos dos Goytacazes e também para professores e técnicos, incluindo a Universidade Federal Fluminense.

Toda e qualquer pessoa da comunidade acadêmica ou externa que deseja participar.

Felipe Santos Tostes

felipesantostostes@id.uff.br

OS SENTIDOS MÁGICOS: EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE FENÔMENOS PERCEPTUAIS ILUSÓRIOS PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

A proposta contempla criar uma mostra sobre ilusões perceptuais a ser exposta de forma itinerante em escolas do município de Campos dos Goytacazes e na Cidade da Criança Zilda Arns. Com isto, espera-se beneficiar estudantes e professores através da iniciação à “área mente-cérebro” (ou ‘neurociência cognitiva’), um campo interdisciplinar de crescente impacto que interessa a especialistas das ciências humanas e exatas.

Estudantes da rede municipal

Santiago Martinich

santiago_martinich@id.uff.br

PROEXT-PG EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

O Programa ‘Extensão Universitária na Pós-Graduação: Formação e Participação Popular’ está inserido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas – PPGDAP/UFF e está vinculado ao PROEXT-PG CAPES e UFF/PROEXPROPPI, que busca promover a extensão universitária nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFF, aliada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de forma a contribuir com a relação entre a Universidade e a Sociedade. O Programa de Extensão é composto por diversas ações extensionistas desenvolvidas pelos docentes e discentes do PPGDAP e da graduação e que tem como público-alvo: os movimentos sociais, agricultores familiares, trabalhadores/as da economia solidária e cooperativas e associações populares e de moradores. Dentre as ações, destacam-se: Apoiar as iniciativas de produção, consumo e comercialização de produtos da agricultura familiar de base agroecológica; Assessorar as organizações e movimentos sociais visando a transição agroecológica; Realizar oficinas de formação em sementes crioulas; Apoiar a agricultura familiar no acesso e participação nos editais público do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Apoiar e estimular experiências de hortas agroecológicas individuais e coletivas; Reduzir os níveis de insegurança alimentar entre populações vulneráveis do campo e da cidade; Apoiar as cooperativas populares nas ações referentes à formalização/documentação tendo em vista a sua qualificação para participação em editais e contratos de logística reversa; Contribuir com a formação qualificada da comunidade acadêmica e público externo em temas relacionados ao campo ambiental por meio de cursos e oficinas pedagógicas.

Agricultores, movimentos sociais, trabalhadores da Economia Solidária e cooperativismo, associação de moradores, estudantes e sindicatos

Vanuza da Silva Pereira Ney

vanuzasilva@id.uff.br

CESTA SABORES DA TERRA: FOMENTADO INICIATIVAS DE COMERCIALIZAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

O projeto Cesta Sabores da Terra já vem sendo desenvolvido tem por objetivo fomentar novos canais de comercialização para a agricultura familiar do município de Campos dos Goytacazes. Envolve mensalmente cerca de 30 consumidores e 11 agricultores familiares assentados do Programa de Reforma Agrária. O projeto busca auxiliar os agricultores no desenvolvimento de alternativas de produção de base agroecológica e, por outro lado, incentivar o consumo responsável de modo a contribuir com ações que promovam a segurança e a soberania alimentar e nutricional tanto de produtores como de consumidores. Para tanto, o projeto conta com uma equipe multidisciplinarde estudantes, agricultores e professores semanalmente envolvidas no desenvolvimento do projeto. Entre estas ações desenvolvidas pelo projeto estão: o fomento de discussões sobre produção agroecológica, desenvolvimento de novos tecnologias de produção, acompanhamento da produção dos agricultores, realização de intercâmbio, construção e divulgação do catálogo de produtos na página do projeto, coleta dos pedidos e repasse da cesta quinzenalmente para os consumidores. Entre os consumidores, o projeto cria espaços de diálogos e trocas de saberes entre agricultores e consumidores, incentivando o consumo responsável e a alimentação saudável com preços justos. Os resultados tem sido bastantes positivos, dentre estes destacamos a geração de renda, a participação dos agricultores em novos canais de comercialização, a inserção de mulheres e jovens no projeto.

Agricultores, povos e comunidades tradicionais, estudantes, técnicos e consumidores

Maria do Socorro Bezerra de Lima

msblima@id.uff.br

DESENVOLVENDO A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL EM CIDADES DE PORTE MÉDIO

 Este programa tem como objetivo avaliar a mobilidade urbana sustentável em cidades de porte médio e desenvolver estratégias para incentivar o uso de transporte coletivo e não motorizado. Para tanto será utilizado como metodologia a realização de cursos, palestras e workshop´s para incentivar o uso de transporte coletivo e não motorizado. Além disso, serão realizadas pesquisas de campo para determinar o padrão de viagem da população de campos bem como a avaliação da qualidade de transporte público. Este projeto está inter-relacionado a um projeto de Desenvolvimento Acadêmico e a um projeto de pesquisa, formando assim um conjunto de atividades que englobam ensino, pesquisa e extensão.

Público em geral.

Cristiano Souza Marins

cs_marins@id.uff.br

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA: CAMINHOS PARA TRANSFORMAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO

O presente projeto tem como objetivo contribuir para a implantação das diretrizes da Educação do Campo e da Educação Escolar Quilombola no município de Campos dos Goytacazes, através da formação de educadores, da participação das crianças e das comunidades onde estão localizadas as escolas. O projeto tem como foco dois campos de atuação: escolas municipais que atendem a população quilombola da região do Imbé e Morangaba e a Escola Municipal Carlos Chagas, do Assentamento Zumbi dos Palmares. Através de uma metodologia participativa, buscamos a valorização dos sujeitos do campo em sua diversidade, dos conhecimentos, da memória social e das expressões culturais populares, envolvendo não somente os educadores, mas as crianças, as lideranças comunitárias e os movimentos sociais. A partir dos encontros formativos, esperamos que os educadores sejam também pesquisadores sobre o território onde estão localizadas as escolas, que saibam articular a teoria à prática profissional e que possam contribuir com o debate trazendo novos elementos para que as diretrizes municipais para a Educação Escolar Quilombola e para a Educação do Campo, de forma que possam ser implementadas como modalidades de ensino, a partir de suas realidades sociais. Também estão previstas oficinas com as crianças que procuramos entender como são construídos seus laços comunitários e com as escolas, quais são as melhorias que precisam ser feitas e de que forma podem reivindicar suas demandas para que as transformações possam ser efetivadas nas instituições e na comunidade, se aproximando dos seus interesses.

Estudantes, professores e gestores das escolas localizadas em territórios quilombolas do Imbé, Morangaba, Lagoa de Cima e do assentamento da Reforma Agrária Zumbi dos Palmares

Beatriz Corsino Pérez

beatrizcorsino@id.uff.br

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