COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
PROJETOS DE EXTENSÃO DESENVOLVIDOS NA UFF CAMPOS
A ACESSIBILIDADE EM NEUROPSICOLOGIA POR MEIO DO INSTAGRAM
Cecília Souza Oliveira (CPS)
ceciliasouzaoliveira@id.uff.br
PROJETO DE EXTENSÃO A AGENDA ANTIRRACISTA
Propiciar aos discentes e docentes da UFF Campos, bem como aos movimentos sociais, moradores das proximidades da UFF Campos e profissionais que tenham apresso e responsabilidade pelo tema na Cidade.
Juliana Desiderio Lobo Prudencio (SESO)
julianalobo@id.uff.br
AONDE FOI PARAR O MEU LIXO?
Moradores dos bairros Goytacazes e Ururaí e Santo Eduardo e profissionais que atuam nas localidades.
Adriana Soares Dutra (SESO)
adrianadutra@id.uff.br
APOIO AO MOVIMENTO LOCAL DE CATADORES DE RECICLÁVEIS COOPERATIVADOS
Erica Terezinha Vieira de Almeida (SESO)
ericalmeida@uol.com.br
MÃES NA REDE: ATENÇÃO, CUIDADO E REDES DE APOIO A MÃES EM SOFRIMENTO PSÍQUICO
ATLAS SOCIOECONÔMICO DO NORTE FLUMINENSE
O projeto de extensão oferece à comunidade um panorama cartográfico e geográfico das condições econômicas e sociais dos municípios que compõem a Região Norte Fluminense, com a finalidade realizar a caracterização e elaboração de um atlas a partir das variáveis selecionadas. Ademais, o projeto possibilita amparar novas pesquisas e ações práticas a partir do exposto. Os resultados, sob a forma de um amplo banco de dados e de mapas temáticos (http://atlasnf.sites2.uff.br/), possibilitam auxiliar e fundamentar as decisões do poder público e contribuir para o debate com a sociedade civil organizada. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto se voltou quase exclusivamente para a situação da pandemia nas mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, além de expandir a atuação para as redes sociais: Instagram (https://www.instagram.com/atlasnortefluminense/) e Facebook (https://www.facebook.com/atlas.socieconomico.3), elaborar um painel gráfico interativo (https://covid-19-interior.herokuapp.com/) e mapa dinâmico (http://www.ivides.org/covidrj2/index_shape_TOTAL.html) No ano de 2022 vamos continuar investindo em novas tecnologias de visualização e divulgação dos resultados. Sendo o projeto uma possibilidade de contribuir e articular as demandas da comunidade, a participação popular é fundamental na consecução e divulgação dos resultados. Por conta disso, pretende-se consolidar as atividades nas redes sociais, incluindo as publicações das variáveis já analisadas e divulgadas no portal. Para mais, objetiva-se realizar um segundo workshop junto a órgãos públicos e comunidade em geral.
Pesquisadores de diferentes cursos de graduação, pós- graduandos, docentes, discentes, poder público local, movimentos sociais, associações de moradores e grupos comunitários. Temos como público-alvo, a região norte fluminense, composta por nove município
Leandro Bruno Santos (GRC)
leandrobruno@id.uff.br
ASSESSORIA À GESTÃO PÚBLICA, ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS E INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Juliana Thimóteo Nazareno
Mendes (SESO)
BANCOS FAMILIARES DE SEMENTES
CINECLUBE SOCIOAMBIENTAL CAMPOS: MEIO AMBIENTE, DESIGUALDADES SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO EM DEBATE
Maria Gabriela Scotto (COC)
mgscotto@id.uff.br
PROJETO CUCA LEGAL: EDUCAÇÃO E SAÚDE
O Projeto Cuca Leal é fruto de uma parceria da equipe de Assistentes Sociais da UFF Campos e de professores do Departamento de Psicologia da UFF/ESR. Este contato surge a partir da crescente demanda de atendimento em Saúde Mental por parte dos alunos da UFF-ESR, com queixas relativas a ansiedade e depressão. Esta demanda também foi observada no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFF, através dos atendimentos realizados à comunidade externa, ou seja, a forte presença de alunos de outras instituições de ensino superior com demandas associadas a sintomas de ansiedade e depressão. Diante da realidade apresentada, a proposta é desenvolver ciclo de palestras e vivências sobre temas relacionados à saúde mental e desenvolvimento de habilidades acadêmicas, com o objetivo de prevenir situações de adoecimento emocional e/ou seu agravamento. As atividades serão realizadas no modelo presencial mediado por tecnologia.
Estudantes universitários de IES públicas e privadas.
Ana Lucia Novais Carvalho (CPS)
analucianovaiscarvalho@id.uff.br
CURSO DE EXTENSÃO "RACISMO E SERVIÇO SOCIAL: POR UM EXERCÍCIO PROFISSIONAL QUALIFICADO NA DIREÇÃO DE UMA SOCIABILIDADE LIVRE DO RACISMO"
Existe uma lacuna interna nos currículos dos cursos de Serviço Social sobre a discussão racial, o que implica na formação e na posterior atuação do profissional que necessita entender que a democracia racial no Brasil é um mito e de que o racismo é uma das avenidas que os sujeitos atravessam e define sua condição e posição nos contextos que transitam. E por tanto este projeto pretende qualificar os/as assistentes sociais, discentes de graduação em Serviço Social e profissionais e estudantes de áreas afins e integrantes de movimentos sociais interessados na temática racial com o objetivo de promover o conhecimento sobre o racismo e suas expressões na vida social. O produto final será a produção de um livro para a socialização das informações que serão ministradas.
Ana Claudia de Jesus Barreto (SESO)
acjbarreto@id.uff.br
DESDOBRAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO TRABALHO DA (O) PSICÓLOGA (O) NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Este projeto tem como objetivo priorizar os principais desdobramentos que ocorrerão no estágio presencial mediado por tecnologias em Psicologia Comunitária, que consiste em realizar um trabalho de campo e/ou entrevistas com psicólogas/os do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS E CREAS) de Campos dos Goytacazes. O trabalho do psicólogo no SUAS ainda é recente no Brasil, podendo este projeto favorecer a formação do discente no campo das políticas públicas de assistência social. A experiência anterior do projeto de extensão Rodas de Conversa para psicólogos que trabalham no CRAS/CREAS de Campos realizado, em 2015, foi fundamental para dar seguimento a essa proposta. Considera-se, ainda, que a pandemia evidencia às questões sociais e raciais brasileiras e por esse motivo, tais questões são colocadas em análise nesse momento na assistência social. Espera-se que as (os) psicólogas(os) exponham as suas experiências profissionais ao longo da presente pandemia. Assim sendo, serão propostos diálogos sobre o trabalho da (o) psicóloga (o) em equipe interdisciplinar e acerca das questões referentes à desigualdade estrutural no cotidiano desses serviços. Os participantes serão voluntários e devem ser mantidos e informados os sigilos das informações. Será realizado um encontro quinzenal, tendo uma duração média de uma hora e trinta minutos.
Psicólogos (as) que atuam no CRAS ou no CREAS de Campos de Goytacazes.
Lurdes Perez Oberg (CPS)
lurdes.oberg@gmail.com
DIÁLOGOS DO FIM DO MUNDO
Este projeto de extensão consiste na divulgação científica por meio de uma plataforma virtual voltada para a publicação de artigos científicos, ensaios, resenhas, artigos de opinião, análises e reflexões de natureza política, social e filosófica a respeito de assuntos do cotidiano. A proposta se estrutura a partir da criação de um blog intitulado Diálogos do Fim do Mundo destinado a dar visibilidade à pesquisa científica no âmbito das Ciências Sociais promovendo parcerias intelectuais entre profissionais da área de Humanidades, particularmente, da Ciência Política. O escopo teórico do projeto não se restringe ao campo da Ciência Política abrangendo a contribuição intelectual de áreas afins do conhecimento científico, como a Filosofia (Política), a Sociologia, a Antropologia, a História, o Direito e a Psicologia. Outra vertente do projeto de extensão consiste na realização periódica de debates acadêmicos com profissionais de reconhecida importância no meio universitário. Constituindo-se como um espaço de troca de experiências, de circulação e divulgação de ideias de natureza científica, o projeto reúne pesquisadores com uma reputada formação acadêmica e profissional no campo das Humanidades. Faz-se assim necessário a renovação da bolsa de extensão a fim de atender às necessidades demandadas pelo projeto, como a produção e divulgação científica; além de colaborar junto às etapas de realização dos debates. Paralelamente, o contato direto com as atividades de Pesquisa e Extensão contribuirá na formação acadêmica do discente. Soma-se ao fato que a bolsa de extensão tem sido crucial para mitigar a evasão escolar e suscitar o interesse do alunado pela prática extensionista.
O projeto de extensão se destina ao público universitário de uma maneira geral, particularmente, docentes, profissionais da educação e discentes de universidades públicas e privadas. Apesar de ter como público específico a comunidade acadêmica, o blog ent
Ricardo Bruno da Silva Ferreira (COC)
ricardobruno@id.uff.br
EDUCAÇÃO, CIDADE E PERTENCIMENTO: CÍRCULOS DE CULTURAS ENTRE COLETIVOS ESTUDANTIS E ARTÍSTICOS DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Maria Claudia Martinelli de
Mello Pitrez (COC)
GEOREFERENCIAMENTO DE MAPAS HISTÓRICOS
Apresentar os Sistemas de Informação Geográfica e os métodos de georreferenciamento de mapas antigos para os historiadores
Estudantes de graduação em história
Carlos Eduardo Valencia Villa (CHT)
cvalencia@id.uff.br
HISTORIA DIGITAL EN LA HISTORIA ECONÓMICA
Curso de métodos en la investigación histórica, en especial el uso de tecnologías digitales en los proyectos de historia económica anterior al siglo XX
Carlos Eduardo Valencia Villa (CHT)
cvalencia@id.uff.br
HORTAS URBANAS E AS AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Erika Vanessa Moreira Santos (GRC)
erikamoreira@id.uff.br
IDIOSSINCRASIAS E ATRAVESSAMENTOS NO RETORNO PRESENCIAL ÀS ATIVIDADES ESCOLARES NO CONTEXTO DE PANDEMIA
O atual contexto da pandemia, decretada pela Organização Mundial da Saúde- OMS em março de 2020, advinda pela infecção da COVID-19 surgiu devido ao alto índice de mortes em um curto período de tempo ao redor do mundo, podendo desencadear algumas implicações psicológicas (Vieira, 2020). Uma das medidas sanitárias impostas pela OMS foi o distanciamento social e o reflexo deste distanciamento em diversificadas vertentes e significados remete a repercussões intensas na subjetividade humana e que perpassa também, pelo contexto do ensino e da aprendizagem. Neste cenário pandêmico, o modo de ser e viver de cada pessoa foi atravessado por diversificadas condições e repercussões na esfera da saúde mental. A partir deste recorte, o presente Projeto pretende acolher as diversificadas demandas emocionais relacionadas à subjetividade e singularidade de Docentes e Discentes de uma Escola Estadual em Campos dos Goytacazes no enfrentamento do re(adaptar), no ensino totalmente presencial, após dois anos na modalidade do ensino remoto.
Gisele de Araújo Gouvêa Estácio (CPS)
giselee@id.uff.br
ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR DE CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)– IPC CAMPOS
Esse projeto tem como objetivo:: (i) acompanhar e divulgar para a população o comportamento dos preços dos alimentos incluídos da cesta básica alimentar do município de Campos dos Goytacazes – RJ; e (ii) desenvolver e divulgar um índice de preços para a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) para os produtos do subgrupo de alimentação dentro do domicílio e produtos de limpeza e higiene pessoal. Para desenvolver esse índice serão efetuadas a Pesquisa de Locais de Compra (PLC), por meio da aplicação de questionários junto à população campista, a Pesquisa de Especificação de Produtos e Serviços (PEPS) e utilizada a estrutura de ponderação da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) para a região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Destaca-se que esse é um projeto desenvolvido continuamente e em constante aprimoramento. Nesse sentido, em 2022 será dado prosseguimento à PLC iniciada em 2020. Esse projeto busca também contribuir para a educação financeira da população campista na medida que indicará a evolução dos preços de uma cesta de consumo da população campista.
Alan Figueiredo de Arêdes
alanaredes@id.uff.br
INFÂNCIA E JUVENTUDE DO CAMPO: DIÁLOGO DE SABERES, MEMÓRIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Beatriz Corsino (CPS)
beatrizcorsino@id.uff.br
INFÂNCIAS, JUVENTUDES E POLÍTICAS PÚBLICAS: DESENVOLVENDO AÇÕES DIALÓGICAS
A proposta consiste em um programa contínuo de ações extensionistas na área da infância e juventude, de caráter interdisciplinar e de abrangência regional, visando contribuir para o fortalecimento das políticas sociais destinadas às crianças, adolescentes e jovens, através da interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Se estrutura através de três linhas de ação: Assessoria à gestão pública, às entidades não governamentais e às instituições políticas de participação e controle social e movimentos sociais que atuam junto a crianças, adolescentes e jovens; Capacitação de profissionais que atuam junto às crianças, aos adolescentes e aos jovens e; Ações e discussões temáticas com crianças, adolescentes e jovens.
As ações do programa são destinadas aos diferentes profissionais que atuam com crianças, adolescentes e jovens em ações socioassistenciais, com ênfase nos psicólogos e assistentes sociais. Também se destina às crianças, adolescentes e jovens em diferente
Juliana Thimóteo Nazareno Mendes (SESO)
juliana_mendes@id.uff.br
JUNHO DE 2013: MEMÓRIAS, ESTUDOS E INTERPRETAÇÕES 10 ANOS DEPOIS
LABORATÓRIO DE PSICANÁLISE, POLÍTICA, CULTURA E ESTUDOS DE GÊNERO - LPPCEG
O Laboratório de Psicanálise, Política, Cultura e estudos de gênero visa produzir conhecimento em parceria com outras Instituições e movimentos sociais sobre a diversidade sexual, sob o viés da psicanálise entendendo sua complexidade e atravessamentos culturais e políticos. Possui como objetivo promover pesquisas, grupos de estudos sobre a temática, bem como ações na comunidade a fim de atingir diferentes segmentos sociais visando desconstruir a ideia de patologização da sexualidade. Buscando promover o discurso em prol da diversidade sexual e ampliar o conhecimento acerca da formação da identidade de gênero. Visa incluir em seu âmbito o acolhimento das pessoas que sofreram violência de gênero, através dos atendimentos realizados no Serviço de Psicologia Aplicado, sob o projeto de estágio: Clínica psicanalítica das disciplinas Estágio Supervisionados I e II, de responsabilidade da Prof.a Dr.a Bárbara Breder Machado. Neste sentido, a escolha do significante laboratório também atende a proposta de produzir experimentações teóricas de áreas aparentemente distintas, estudos de gênero e psicanálise a fim de extrair deste encontro aspectos políticos da clínica. Visa, portanto, acolher alunos em seus trabalhos monográficos e a produção de artigos e trabalhos científicos em congressos a partir da articulação com a pesquisa: psicanálise profana: a clínica entre a causa analítica e a causa feminista, bem como as reflexões advindas das supervisões do estágio em clínica psicanalítica, realizado no SPA – serviço de psicologia Aplicada. O que efetiva o tripé universitário, ensino, pesquisa e extensão.
Pretende-se atingir universitários, alunos de ensino médio e fundamental bem como a sociedade em geral. Através de ações de promoção do debate sobre a diversidade sexual e a violência de gênero. No que tange as atividades de recuperação
Barbara Breder Machado (CPS)
barbarabreder@id.uff.br
LAPECS NA ESCOLA
Rodrigo de Araujo Monteiro (COC)
ramonteiro@id.uff.br
MOTIRÕ EM REDES DE CULTURAS E MEMÓRIAS INTERGERACIONAIS EM TERRITÓRIOS CAMPISTAS
O projeto de extensão universitária Motirõ em Redes: memória, patrimônio e cultura de extensão é uma atividade do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko que traz como objetivo os estudos dos indivíduos em suas narrativas, performances, rituais e simbolismos. Apresentando como eixo principal as noções de memória e cultura, o presente grupo se destaca nos estudos sobre religiões, festividades, educação, relações étnico-raciais, patrimônio contribuindo, assim, para analisar, questionar e pensar políticas públicas curriculares educacionais, em especial, no contexto do Novo Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto de extensão Motirõ em Redes tem como objetivo realizar um diálogo com diferentes grupos e instituições. Ao contribuir para a formação profissional, democrática e cidadã dos estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), evidenciamos a importância do ensino superior junto à comunidade acadêmica e à educação básica, estabelecendo diálogos e reforçando os laços institucionais acadêmicos. Sendo assim, o projeto traz como público alvo prioritário o diálogo com professores da Educação Básicas e pesquisadores de instituições de diversas regiões, sobretudo, em torno da UFF/Campos de acordo com demandas que identificamos, ao longo de dois anos do projeto, necessárias à formação continuada. Este projeto de extensão existe desde julho de 2020. Ao longo dos dois anos de existência podemos apontar a sua importância junto à formação discente e comunitária. Coordenação: Andréa Paiva Geovana Tabachi
Andréa Lúcia da Silva de Paiva (COC)
andreapaiva@id.uff.br
OFICINA DE BEM COMIGO!
PRÉ SOCIAL JORGE DA PAZ ALMEIDA
O projeto do Pré Social Jorge da Paz Almeida surge a partir da necessidade de um pré-vestibular gratuito nas instalações do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da UFF, no município de Campos dos Goytacazes. Os próprios contextos de criação e expansão (através do Reuni) do ESR tiveram como objetivo a ampliação do acesso à universidade pública na região Norte Fluminense, o que reforça a adequação da proposta, que será desenvolvida por professores e estudantes de graduação do instituto. A partir da vocação da universidade pública de se desenvolver através do tripé Ensino/Pesquisa/Extensão, atuaremos na oferta de aulas adaptadas aos conteúdos e práticas valorizados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também de oficinas de apresentação da universidade pública, com o objetivo geral de diminuir a desigualdade observada entre alunos de escolas públicas e privadas na disputa por vagas em cursos de graduação. Nossas ações partem da fundamentação teórica que defende o capital cultural como um mecanismo de segregação educacional, já que a aquisição dos recursos culturais de prestígio não está disponível a todos os grupos sociais. Dessa forma, com o Pré Social Jorge da Paz Almeida temos como objetivo específico aprofundar o conhecimento dos estudantes participantes nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia, além das oficinas de interdisciplinaridade e de apresentação da UFF, a fim de qualificá-los para a realização Enem e socializá-los no contexto universitário.
Jacqueline da Silva Deolindo Curvello (COC)
jacquelinedeolindo@gmail.com
PRIMEIRA INFÂNCIA: TERRITÓRIOS, DIREITOS E PARTICIPAÇÃO
Beatriz Corsino Perez (CPS)
beatrizcorsino@id.uff.br
PROJETO VOYEUR POLÍTICO
PROTAGONISMO DISCENTE NA GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UFF- CAMPOS E DA VISIBILIDADE DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NOS ESPAÇOS VIRTUAIS
Luiz Gustavo Silva Souza (CPS)
souzaluiz@id.uff.br
PSICOLOGIA APLICADA À ODONTOLOGIA: HUMANIZAÇÃO E PRÁTICAS
REDE CONVIDA
Bruna Pinto Martins Brito (CPS)
brunapmbrito@gmail.com
REVISTA ECOS - ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA SUBJETIVIDADE
A Revista ECOS – Estudos Contemporâneos da Subjetividade é um projeto de revista de psicologia que abriga trabalhos científicos que tematizem a contemporaneidade em relação ao problema da subjetividade. Desde a submissão de trabalhos até a editoração de artigos aprovados, a equipe está diretamente envolvida com os pormenores da divulgação de conhecimento científico academicamente subsidiado. A proposta é de orientação e de acompanhamento de bolsista de extensão na execução de atividades relativas ao processo editorial. Tal processo é expressão da preocupação com a divulgação do conhecimento, produzido por pesquisadores de distintas IES brasileiras e estrangeiras, diretamente relacionado com a fecundidade de diálogos interdisciplinares sobre a questão das relações traçadas entre o contemporâneo e a subjetividade. O trabalho do bolsista visa, também, ao enriquecimento acadêmico de sua formação, já que o mesmo acompanhará o complexo processo avaliativo e de publicização de conhecimento na área de Ciências Humanas
A presente revista tem, como público alvo, pesquisadores de diversas áreas – estando eles nas condições de leitores e/ou autores –, interessados nas temáticas publicadas na Revista. Esta revista foi criada com o objetivo de contemplar a área de psicologia
Barbara Breder Machado (CPS)
barbarabreder@id.uff.br
REVISTA GOITACÁ: O CAMINHO PARA A VISIBILIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO NORTE FLUMINENSE
Ana Maria Almeida da Costa (SESO)
costa_ana@id.uff.br
REVISTA MULTIDISCIPLINAR DISCENTE MUNDO LIVRE
O projeto Revista Multidisciplinar Mundo Livre tem como objetivo promover a divulgação científica dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, profissionais e discentes de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, como também capacitar discentes e profissionais para a produção de artigos científicos para divulgação de suas produções e experiências profissionais. Assim a proposta visa fortalecer e ampliar uma revista digital, online, multidisciplinar que congregue trabalhos dos cursos de geografia, ciências sociais, serviço social, economia, educação, psicologia, história , além de incentivar e capacitar diferentes sujeitos para a divulgação de seus conhecimentos em linguagem acadêmico-científica. A revista vem cumprindo seu papel recebendo contribuições de discentes, docentes, pesquisadores e profissionais, de várias instituições do país. Já está em seu sexto ano e ampliou significativamente sua abrangência, mantendo regularidade e qualidade em suas publicações, conseguindo com isso a indexação em várias plataformas e a previsão do Qualis B4. Para a continuidade desse relevante trabalho de divulgação e difusão da produção científica, precisa de apoio institucional para viabilizar-se, consolidar e ampliar seu alcance.
A Revista tem como público-alvo discentes, docentes, pesquisadores e profissionais das Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e de áreas afins
Cecília Souza Oliveira (ESR)
ceciliasouzaoliveira@id.uff.br
ROMANCES HISTÓRICOS E GEORREFERENCIAMENTO PARA SE APROXIMAR DA HISTÓRIA DAS AMÉRICAS
Carlos Eduardo Valencia Villa (CHT)
cvalencia@id.uff.br
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TERCEIRA IDADE - UNITI
A Universidade para Terceira Idade (UNITI) é um Programa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, localizado no município de Campos dos Goytacazes. Criada desde 1993, a UNITI é voltada para as pessoas idosas e centra-se na interdisciplinaridade a partir de diferentes áreas do conhecimento e da estrutura do programa que conta com docentes e estudantes da graduação dos cursos da UFF bem como de voluntários. Com o retorno após a Pandemia de Covid 19, o Programa vem orientando suas atividades nas trocas de saberes intergeracionais e na perspectiva de uma educação não-formal. A partir de cursos, oficinas, eventos e reuniões, a UNITI visa alcançar os objetivos da extensão centrados na comunicação entre a universidade e a sociedade frente à produção de conhecimento, à interlocução com as atividades de ensino e pesquisa e o diálogo intergeracional. A UNITI empenha-se na implementação de um plano de formação, segundo a Proposta Pedagógica do Programa e de seu Regulamento.
Pessoas idosas (pessoas a partir de 60 anos) de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, Lei 14.423/2022.
COORDENAÇÃO:
Andréa Lúcia da Silva de Paiva – Docente do curso de Ciências Sociais (COC)
VICE-COORDENAÇÃO
Neusa Cavalcante de Lima – Docente do Curso de Serviço Social (SSC
WEBSITE DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DE CAMPOS
O projeto em tela visa criar um espaço de informação e diálogo construtivo em relação as pautas de defesa dos direitos sociais e das lutas sociais, nas quais os profissionais de Serviço Social, tradicionalmente assumem como bandeiras de luta. O projeto contribui para a formação continuada de estudantes, na medida em que os mesmo exercitam diálogos em espaço de criação de pautas editoriais de web conteúdo.
Quantidade de acessos e utilização do site. Relatórios do Google Analitics.
Valter Martins (SESO)
neusalima@id.uff.br
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM MIGRAÇÕES NO INSTAGRAM: DIVULGANDO INFORMAÇÕES SOBRE MIGRAÇÕES E MIGRANTES NA SOCIEDADE ATUAL
Pesquisas têm apontado que a divulgação científica é uma ferramenta potente para se levar para fora das universidades, informações sérias e confiáveis de forma crítica e, ao mesmo tempo, instigante. O objetivo deste projeto é de se opor à desinformação e às notícias falsas sobre as migrações, os migrantes e os processos migratórios na sociedade atual. O caso do brutal assassinato de Moïse Mugenyi Kabagambe, um cidadão congolês de 24 anos, que estava como refugiado no Brasil, em janeiro de 2022 na cidade do Rio de Janeiro, é um evento que revela o risco da difusão de uma cultura conservadora, baseada em estigmas e xenofobia. De acordo com dados a Organização Internacional para Migrações, havia 281 milhões de migrantes internacionais no final de 2021, sendo quase 10 milhões a mais do que no ano anterior, apesar das barreiras impostas pela Covid-19. O argumento é que seja em função de oportunidades pessoais, crises econômicas ou ainda por guerras e desastres, as pessoas vão precisar e querer se deslocar. O Brasil tem sido palco tanto de emigrações (brasileiros que deixam o Brasil para viver em outros países) e de imigração (pessoas que deixam seus países para viver no Brasil). Desta forma, a proposta deste projeto é a consolidação de um perfil no Instagram a partir do qual sejam divulgadas pesquisas, publicações e eventos através de postagens, capazes de sintetizar informações sobre as migrações e os migrantes de forma simples e didática, construindo uma perspectiva de empatia e acolhimento.
Diversos trabalhos sobre divulgação científica destacam a importância de se ajustar à linguagem utilizado ao público, por isso, quanto maior o foco, maior a chance de sucesso. O público-alvo deste projeto é uma população leiga, constituída por jovens
Gisele Maria Ribeiro de Almeida (COC)
giselealmeida@id.uff.br
CRÍTICA LITERÁRIA E CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA
O objetivo da ação proposta é apresentar e fomentar o debate da teoria da crítica da economia política a partir da linguagem artística, mais acessível do que a linguagem puramente teórica. Nesse sentido, serão debatidas com o público-alvo obras de literatura e cinema que contribuam para o entendimento da crítica da economia política, principalmente no que diz respeito ao contexto de surgimento dessa teoria, marcado pela transição para o capitalismo no mundo ocidental. O enfoque, nesta ação, é o debate sobre diferentes projetos de sociedade que ocorre na literatura russa, inglesa e francesa do século XIX, debate do qual serão tomados como representantes Fiódor Dostoiévski, Nikolai Tchernichévski, Ivan Turgueniev, Charles Dickens e Honoré de Balzac. De modo acessório, serão utilizados para fomentar o debate textos de comentadores como o crítico literário Gyorgy Lukács e os historiadores Marshall Berman e Eric Hobsbawm.
O público-alvo do presente projeto de extensão compõe-se predominantemente de estudantes de graduação e pós-graduação, tanto internos à UFF, quanto de outras instituições universitárias, mas também aberto ao público em geral.
Rodrigo Delpupo Monfardini (CEC)
rodrigodelpupo@gmail.com
POLÍTICAS ECONÔMICAS: COMPREENSÃO BÁSICA DO ECONOMÊS
O projeto Políticas Econômicas é uma atividade do Grupo PET Economia da UFF Campos e vem sendo oferecido desde 2012. Ao longo desses anos foram mais de 20 cursos ministrados em ONGs, instituições de ensino, públicas e privadas, de ensino fundamental, médio e superior, e, com a presença da comunidade acadêmica e em geral. O curso busca apresentar as políticas econômicas: política monetária, política fiscal e política externa, com base nos conceitos-chaves como PIB, emprego, desemprego, inflação, taxa de juros, impostos, taxa de câmbio, entre outros. Dessa forma, busca oferecer aos participantes uma compreensão básica do “economês”, que diariamente está presente no noticiário e nos jornais. Essa compreensão é extremamente relevante no exercício da cidadania, uma vez que tais políticas afetam a nossa vida.
Comunidade acadêmica e em geral: escolas, universidades, movimentos sociais, associações de bairro, sindicatos, ONGs, igrejas
Vanuza Ney (CEC)
vanuzasilva@id.uff.br
FINANÇAS PESSOAIS: "APERTEM OS BOLSOS, O DINHEIRO SUMIU"
Na sociedade capitalista a nossa relação com o dinheiro, na abundância ou na escassez, é determinada pela cultura social e familiar em que vivemos. Numa linguagem descomplicada, o projeto consiste num curso que aborda, na perspectiva macro e microeconômica, temas fundamentais para lidar com o dinheiro. A proposta do curso é oferecer reflexão sobre nossas necessidades e desejos dentro de uma cultura consumista, além de apresentar conceitos como a taxa de juros e inflação, que afetam as nossas decisões no dia a dia e impactam no orçamento pessoal e familiar. Outras questões abordadas são: crédito, endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e aplicações financeiras, risco e incerteza. O curso já foi ministrado em escolas, universidades, eventos científicos, igrejas e grupos da Terceira Idade e também para todas as idades.
Comunidade acadêmica e em geral: escolas, universidades, movimentos sociais, associações de bairro, sindicatos, ONGs, igrejas
Vanuza Ney (CEC)
vanuzasilva@id.uff.br