Projetos

projetos desenvolvidos na UFF Campos

Nesta página você terá acesso, em ordem alfabética, a todos os Projetos de Extensão desenvolvidos na UFF Campos.

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A Acessibilidade em Neuropsicologia Por Meio do Instagram
A Agenda Antirracista
Aonde Foi Parar o Meu Lixo?
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Conteúdo da alternância

Cecília Souza Oliveira (CPS)

 

 

ceciliasouzaoliveira@id.uff.br

O debate sobre o racismo vem ganhando espaço na agenda pública brasileira há cerca de duas décadas, no entanto é nos últimos anos que ganha corpo, voz e força através dos movimentos negros e estudiosos da área. Em especial a partir das denúncias realizadas pela população negra sobre a violação de direitos, violências (sobretudo estatal e policial), discriminação racial, exclusão, compreensão do racismo como crime, dentre outros. Diante disso, através da literatura, da arte, da cultura e do cinema o presente projeto visa trazer reflexões acerca do racismo no Brasil a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Pois, o Projeto de Extensão a agenda antirracista é um projeto extensionista que busca a existência de um espaço permanente de debate acerca das questões raciais e antirracista na Cidade de Campos dos Goytacazes através da UFF Campos, com produto final anual (material online) para a socialização de informação a nível nacional que trate dos temas debatidos na agenda.

Propiciar aos discentes e docentes da UFF Campos, bem como aos movimentos sociais, moradores das proximidades da UFF Campos e profissionais que tenham apresso e responsabilidade pelo tema na Cidade.

Juliana Desiderio Lobo Prudencio (SESO)

julianalobo@id.uff.br

O projeto em tela tem como proposta contribuir com a formação de moradores e frequentadores de bairros do município de Campos dos Goytacazes no que tange à questão ambiental e aos direitos humanos. Parte-se do relato de moradores dos bairros de Ururaí, Goitacazes e Santo Eduardo, os quais apontam o despejo inadequado de resíduos sólidos nas localidades como uma das principais causas das inundações e alagamentos vivenciados nas localidades, assim como o desconhecimento sobre formas de tratamento e destinação correta dos materiais, para a efetivação de um diálogo amplo fundamentado na leitura crítica da relação entre homens e mulheres com o ambiente em que vivem, do papel do Estado e das políticas públicas como direito.

Moradores dos bairros Goytacazes e Ururaí e Santo Eduardo e profissionais que atuam nas localidades.

Adriana Soares Dutra (SESO)

adrianadutra@id.uff.br

Apoio ao Movimento Local de Catadores de Recicláveis Cooperativados
Atenção, Cuidado e Redes de Apoio a Mães em Sofrimento Psíquico: construindo estratégias de enfrentamento frente aos impactos da Covid-19
Atlas da Exclusão Social em Campos dos Goytacazes
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Conteúdo da alternância

Erica Terezinha Vieira de Almeida (SESO)

ericalmeida@uol.com.br

Bruna Brito (CPS)

brunapmbrito@gmail.com

O projeto de extensão oferece à comunidade um panorama cartográfico e geográfico das condições econômicas e sociais dos municípios que compõem a Região Norte Fluminense, com a finalidade realizar a caracterização e elaboração de um atlas a partir das variáveis selecionadas. Ademais, o projeto possibilita amparar novas pesquisas e ações práticas a partir do exposto. Os resultados, sob a forma de um amplo banco de dados e de mapas temáticos (http://atlasnf.sites2.uff.br/), possibilitam auxiliar e fundamentar as decisões do poder público e contribuir para o debate com a sociedade civil organizada. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto se voltou quase exclusivamente para a situação da pandemia nas mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, além de expandir a atuação para as redes sociais: Instagram (https://www.instagram.com/atlasnortefluminense/) e Facebook (https://www.facebook.com/atlas.socieconomico.3), elaborar um painel gráfico interativo (https://covid-19-interior.herokuapp.com/) e mapa dinâmico (http://www.ivides.org/covidrj2/index_shape_TOTAL.html) No ano de 2022 vamos continuar investindo em novas tecnologias de visualização e divulgação dos resultados. Sendo o projeto uma possibilidade de contribuir e articular as demandas da comunidade, a participação popular é fundamental na consecução e divulgação dos resultados. Por conta disso, pretende-se consolidar as atividades nas redes sociais, incluindo as publicações das variáveis já analisadas e divulgadas no portal. Para mais, objetiva-se realizar um segundo workshop junto a órgãos públicos e comunidade em geral.

Pesquisadores de diferentes cursos de graduação, pós- graduandos, docentes, discentes, poder público local, movimentos sociais, associações de moradores e grupos comunitários. Temos como público-alvo, a região norte fluminense, composta por nove município

Leandro Bruno Santos (GRC)

leandrobruno@id.uff.br

Autopoiese e Virtu - Um blog de sociologia e política
Bancos Comunitários de Sementes
Canal do YouTube História e Resistência
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Conteúdo da alternância

George Gomes Coutinho (COC)

georgec@id.uff.br

Simone Silva (COC)

simone_silva@id.uff.br

Natalia dos Reis (CHT)

nataliareis@id.uff.br

Cineclube SocioAmbiental Campos
PROJETO CUCA LEGAL: EDUCAÇÃO E SAÚDE​
Curso de extensão "Racismo e Serviço Social: por um exercício profissional qualificado na direção de uma sociabilidade livre do racismo"
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Conteúdo da alternância

Maria Gabriela Scotto (COC)

mgscotto@id.uff.br

O Projeto Cuca Leal é fruto de uma parceria da equipe de Assistentes Sociais da UFF Campos e de professores do Departamento de Psicologia da UFF/ESR. Este contato surge a partir da crescente demanda de atendimento em Saúde Mental por parte dos alunos da UFF-ESR, com queixas relativas a ansiedade e depressão. Esta demanda também foi observada no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFF, através dos atendimentos realizados à comunidade externa, ou seja, a forte presença de alunos de outras instituições de ensino superior com demandas associadas a sintomas de ansiedade e depressão. Diante da realidade apresentada, a proposta é desenvolver ciclo de palestras e vivências sobre temas relacionados à saúde mental e desenvolvimento de habilidades acadêmicas, com o objetivo de prevenir situações de adoecimento emocional e/ou seu agravamento. As atividades serão realizadas no modelo presencial mediado por tecnologia.

Estudantes universitários de IES públicas e privadas.

Ana Lucia Novais Carvalho (CPS)

analucianovaiscarvalho@id.uff.br

Existe uma lacuna interna nos currículos dos cursos de Serviço Social sobre a discussão racial, o que implica na formação e na posterior atuação do profissional que necessita entender que a democracia racial no Brasil é um mito e de que o racismo é uma das avenidas que os sujeitos atravessam e define sua condição e posição nos contextos que transitam. E por tanto este projeto pretende qualificar os/as assistentes sociais, discentes de graduação em Serviço Social e profissionais e estudantes de áreas afins e integrantes de movimentos sociais interessados na temática racial com o objetivo de promover o conhecimento sobre o racismo e suas expressões na vida social. O produto final será a produção de um livro para a socialização das informações que serão ministradas.

O público alvo do projeto de extensão, são: os/as assistentes sociais, discentes de graduação em Serviço Social e profissionais e estudantes de áreas afins e/ou pessoas da comunidade externa que são interessadas na temática racial.

Ana Claudia de Jesus Barreto (SESO)

acjbarreto@id.uff.br

Desdobramentos de uma experiência de estágio: desafios e possibilidades do trabalho da (o) psicóloga (o) nos Centros de Referência de Assistência Social de Campos dos Goytacazes
PROJETO CUCA LEGAL: EDUCAÇÃO E SAÚDE​
Curso de extensão "Racismo e Serviço Social: por um exercício profissional qualificado na direção de uma sociabilidade livre do racismo"

Este projeto tem como objetivo priorizar os principais desdobramentos que ocorrerão no estágio presencial mediado por tecnologias em Psicologia Comunitária, que consiste em realizar um trabalho de campo e/ou entrevistas com psicólogas/os do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS E CREAS) de Campos dos Goytacazes. O trabalho do psicólogo no SUAS ainda é recente no Brasil, podendo este projeto favorecer a formação do discente no campo das políticas públicas de assistência social. A experiência anterior do projeto de extensão Rodas de Conversa para psicólogos que trabalham no CRAS/CREAS de Campos realizado, em 2015, foi fundamental para dar seguimento a essa proposta. Considera-se, ainda, que a pandemia evidencia às questões sociais e raciais brasileiras e por esse motivo, tais questões são colocadas em análise nesse momento na assistência social. Espera-se que as (os) psicólogas(os) exponham as suas experiências profissionais ao longo da presente pandemia. Assim sendo, serão propostos diálogos sobre o trabalho da (o) psicóloga (o) em equipe interdisciplinar e acerca das questões referentes à desigualdade estrutural no cotidiano desses serviços. Os participantes serão voluntários e devem ser mantidos e informados os sigilos das informações. Será realizado um encontro quinzenal, tendo uma duração média de uma hora e trinta minutos.

Psicólogos (as) que atuam no CRAS ou no CREAS de Campos de Goytacazes.

Lurdes Perez Oberg (CPS)

lurdes.oberg@gmail.com

O Projeto Cuca Leal é fruto de uma parceria da equipe de Assistentes Sociais da UFF Campos e de professores do Departamento de Psicologia da UFF/ESR. Este contato surge a partir da crescente demanda de atendimento em Saúde Mental por parte dos alunos da UFF-ESR, com queixas relativas a ansiedade e depressão. Esta demanda também foi observada no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFF, através dos atendimentos realizados à comunidade externa, ou seja, a forte presença de alunos de outras instituições de ensino superior com demandas associadas a sintomas de ansiedade e depressão. Diante da realidade apresentada, a proposta é desenvolver ciclo de palestras e vivências sobre temas relacionados à saúde mental e desenvolvimento de habilidades acadêmicas, com o objetivo de prevenir situações de adoecimento emocional e/ou seu agravamento. As atividades serão realizadas no modelo presencial mediado por tecnologia.

Estudantes universitários de IES públicas e privadas.

Ana Lucia Novais Carvalho (CPS)

analucianovaiscarvalho@id.uff.br

Existe uma lacuna interna nos currículos dos cursos de Serviço Social sobre a discussão racial, o que implica na formação e na posterior atuação do profissional que necessita entender que a democracia racial no Brasil é um mito e de que o racismo é uma das avenidas que os sujeitos atravessam e define sua condição e posição nos contextos que transitam. E por tanto este projeto pretende qualificar os/as assistentes sociais, discentes de graduação em Serviço Social e profissionais e estudantes de áreas afins e integrantes de movimentos sociais interessados na temática racial com o objetivo de promover o conhecimento sobre o racismo e suas expressões na vida social. O produto final será a produção de um livro para a socialização das informações que serão ministradas.

O público alvo do projeto de extensão, são: os/as assistentes sociais, discentes de graduação em Serviço Social e profissionais e estudantes de áreas afins e/ou pessoas da comunidade externa que são interessadas na temática racial.

Ana Claudia de Jesus Barreto (SESO)

acjbarreto@id.uff.br

Desdobramentos de uma experiência de estágio: desafios e possibilidades do trabalho da (o) psicóloga (o) nos Centros de Referência de Assistência Social de Campos dos Goytacazes
Diálogos do Fim do Mundo
Extensões do Trabalho

Este projeto tem como objetivo priorizar os principais desdobramentos que ocorrerão no estágio presencial mediado por tecnologias em Psicologia Comunitária, que consiste em realizar um trabalho de campo e/ou entrevistas com psicólogas/os do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS E CREAS) de Campos dos Goytacazes. O trabalho do psicólogo no SUAS ainda é recente no Brasil, podendo este projeto favorecer a formação do discente no campo das políticas públicas de assistência social. A experiência anterior do projeto de extensão Rodas de Conversa para psicólogos que trabalham no CRAS/CREAS de Campos realizado, em 2015, foi fundamental para dar seguimento a essa proposta. Considera-se, ainda, que a pandemia evidencia às questões sociais e raciais brasileiras e por esse motivo, tais questões são colocadas em análise nesse momento na assistência social. Espera-se que as (os) psicólogas(os) exponham as suas experiências profissionais ao longo da presente pandemia. Assim sendo, serão propostos diálogos sobre o trabalho da (o) psicóloga (o) em equipe interdisciplinar e acerca das questões referentes à desigualdade estrutural no cotidiano desses serviços. Os participantes serão voluntários e devem ser mantidos e informados os sigilos das informações. Será realizado um encontro quinzenal, tendo uma duração média de uma hora e trinta minutos.

Psicólogos (as) que atuam no CRAS ou no CREAS de Campos de Goytacazes.

Lurdes Perez Oberg (CPS)

lurdes.oberg@gmail.com

Este projeto de extensão consiste na divulgação científica por meio de uma plataforma virtual voltada para a publicação de artigos científicos, ensaios, resenhas, artigos de opinião, análises e reflexões de natureza política, social e filosófica a respeito de assuntos do cotidiano. A proposta se estrutura a partir da criação de um blog intitulado Diálogos do Fim do Mundo destinado a dar visibilidade à pesquisa científica no âmbito das Ciências Sociais promovendo parcerias intelectuais entre profissionais da área de Humanidades, particularmente, da Ciência Política. O escopo teórico do projeto não se restringe ao campo da Ciência Política abrangendo a contribuição intelectual de áreas afins do conhecimento científico, como a Filosofia (Política), a Sociologia, a Antropologia, a História, o Direito e a Psicologia. Outra vertente do projeto de extensão consiste na realização periódica de debates acadêmicos com profissionais de reconhecida importância no meio universitário. Constituindo-se como um espaço de troca de experiências, de circulação e divulgação de ideias de natureza científica, o projeto reúne pesquisadores com uma reputada formação acadêmica e profissional no campo das Humanidades. Faz-se assim necessário a renovação da bolsa de extensão a fim de atender às necessidades demandadas pelo projeto, como a produção e divulgação científica; além de colaborar junto às etapas de realização dos debates. Paralelamente, o contato direto com as atividades de Pesquisa e Extensão contribuirá na formação acadêmica do discente. Soma-se ao fato que a bolsa de extensão tem sido crucial para mitigar a evasão escolar e suscitar o interesse do alunado pela prática extensionista.

O projeto de extensão se destina ao público universitário de uma maneira geral, particularmente, docentes, profissionais da educação e discentes de universidades públicas e privadas. Apesar de ter como público específico a comunidade acadêmica, o blog ent

Ricardo Bruno da Silva Ferreira (COC)

ricardobruno@id.uff.br

Anizaura Lidia Rodrigues de Souza (CPS)

anizauralidia@id.uff.br

Historia Digital en la Historia Económica
Hortas Urbanas e as Ações Estratégicas para a Produção de Alimentos na Cidade de Campos dos Goytacazes
Idiossincrasias e Atravessamentos no Retorno Presencial às Atividades Escolares no Contexto de Pandemia

Curso de métodos en la investigación histórica, en especial el uso de tecnologías digitales en los proyectos de historia económica anterior al siglo XX

Historiadores y estudiantes en formación de historia

Carlos Eduardo Valencia Villa (CHT)

cvalencia@id.uff.br

Erika Vanessa Moreira Santos (GRC)

erikamoreira@id.uff.br

O atual contexto da pandemia, decretada pela Organização Mundial da Saúde- OMS em março de 2020, advinda pela infecção da COVID-19 surgiu devido ao alto índice de mortes em um curto período de tempo ao redor do mundo, podendo desencadear algumas implicações psicológicas (Vieira, 2020). Uma das medidas sanitárias impostas pela OMS foi o distanciamento social e o reflexo deste distanciamento em diversificadas vertentes e significados remete a repercussões intensas na subjetividade humana e que perpassa também, pelo contexto do ensino e da aprendizagem. Neste cenário pandêmico, o modo de ser e viver de cada pessoa foi atravessado por diversificadas condições e repercussões na esfera da saúde mental. A partir deste recorte, o presente Projeto pretende acolher as diversificadas demandas emocionais relacionadas à subjetividade e singularidade de Docentes e Discentes de uma Escola Estadual em Campos dos Goytacazes no enfrentamento do re(adaptar), no ensino totalmente presencial, após dois anos na modalidade do ensino remoto.

A Escola conta com o apoio pedagógico de 3 PAPs, ( professor articulador pedagógico) e com 24 docentes distribuídos por suas disciplinas.

Gisele de Araújo Gouvêa Estácio (CPS)

giselee@id.uff.br

Índice de Preços ao Consumidor de Campos dos Goytacazes (RJ)– IPC CAMPOS
Infância e Juventude do Campo: diálogo de saberes, memória e participação social
Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas: desenvolvendo ações dialógicas

Esse projeto tem como objetivo:: (i) acompanhar e divulgar para a população o comportamento dos preços dos alimentos incluídos da cesta básica alimentar do município de Campos dos Goytacazes – RJ; e (ii) desenvolver e divulgar um índice de preços para a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) para os produtos do subgrupo de alimentação dentro do domicílio e produtos de limpeza e higiene pessoal. Para desenvolver esse índice serão efetuadas a Pesquisa de Locais de Compra (PLC), por meio da aplicação de questionários junto à população campista, a Pesquisa de Especificação de Produtos e Serviços (PEPS) e utilizada a estrutura de ponderação da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) para a região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Destaca-se que esse é um projeto desenvolvido continuamente e em constante aprimoramento. Nesse sentido, em 2022 será dado prosseguimento à PLC iniciada em 2020. Esse projeto busca também contribuir para a educação financeira da população campista na medida que indicará a evolução dos preços de uma cesta de consumo da população campista.

O projeto tem como público alvo os consumidores do município de Campos dos Goytacazes e alunos do curso de Ciências Econômicas de Campos. A coleta dos preços, construção do índice de preços e sua análise aproximará os alunos do curso da prática.

 

Samuel Alex Coelho Campos (CEC)

samuelcampos@id.uff.br

Beatriz Corsino (CPS)

beatrizcorsino@id.uff.br

A proposta consiste em um programa contínuo de ações extensionistas na área da infância e juventude, de caráter interdisciplinar e de abrangência regional, visando contribuir para o fortalecimento das políticas sociais destinadas às crianças, adolescentes e jovens, através da interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Se estrutura através de três linhas de ação: Assessoria à gestão pública, às entidades não governamentais e às instituições políticas de participação e controle social e movimentos sociais que atuam junto a crianças, adolescentes e jovens; Capacitação de profissionais que atuam junto às crianças, aos adolescentes e aos jovens e; Ações e discussões temáticas com crianças, adolescentes e jovens.

As ações do programa são destinadas aos diferentes profissionais que atuam com crianças, adolescentes e jovens em ações socioassistenciais, com ênfase nos psicólogos e assistentes sociais. Também se destina às crianças, adolescentes e jovens em diferente

Juliana Thimóteo Nazareno Mendes (SSC)

juliana_mendes@id.uff.br

Idiossincrasias e Atravessamentos no Retorno Presencial às Atividades Escolares no Contexto de Pandemia

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  • Gisele de Araújo Gouvêa Estácio (CPS)
  • giselee@id.uff.br
IPC CAMPOS

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  • Samuel Campos (CEC)
  • samuelcampos@id.uff.br
Infância e Juventude do Campo

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  • Beatriz Corsino (CPS)
  • beatrizcorsino@id.uff.br
Infâncias, Juventudes e Políticas Públicas

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  • Juliana Thimóteo Nazareno Mendes (SESO)
  • juliana_mendes@id.uff.br
LPPCEG

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  • Barbara Breder Machado (CPS)
  • barbarabreder@id.uff.br
Lapecs na Escola

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  • Rodrigo Monteiro (COC)
  • raquelbrum@id.uff.br
Motirõ em Redes

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  • Andréa Paiva (COC)
  • andreapaiva@id.uff.br
Pré-Vestibular 

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  • Raquel Brum (ESR)
  • raquelbrum@id.uff.br
Primeira Infância

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  • Beatriz Corsino (CPS)
  • beatrizcorsino@id.uff.br
Projeto Voyeur Político

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  • George Coutinho (COC)
  • georgec@id.uff.br
Promoção da Integração do Curso de Psicologia da UFF Campos e da Visibilidade da Universidade Pública nos Espaços Virtuais

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  • Luiz Gustavo Silva Souza (CPS)
  • souzaluiz@id.uff.br
Psicologia Aplicada à Odontologia

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  • Guilherme de Carvalho (CPS)
  • gc@id.uff.br
Rede Convida

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  • Bruna Pinto Martins Brito (CPS)
  • brunapmbrito@gmail.com
UNITI

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  • Andréa Lúcia da Silva de Paiva (ESR)
  • neusalima@id.uff.br
Website Departamento de Serviço Social de Campos

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  • Valter Martins (SESO)
  • valtermartins@id.uff.br
Rolar para cima