Projeto do Mais Ciência inicia criação do Plano Municipal pela Primeira Infância

O projeto começou no Mais Ciência em 2022, com o diagnóstico construído a partir de pesquisa que envolveu várias ações, dentre elas a escuta das crianças
Por: Mariane Pessanha – Foto: NIJUP-UFF / Fonte site: PMCG

Um projeto que tem como foco a primeira infância teve sua continuidade aprovada no último edital do programa Mais Ciência, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O projeto começou no Mais Ciência em 2022, com a realização do diagnóstico construído a partir de uma pesquisa que envolveu várias ações, dentre elas a escuta das crianças, bem como a discussão dos dados levantados junto à comunidade. Ano passado, as ações centraram-se na construção de indicadores e propostas de ações para compor o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

O PMPI vai ser submetido, dia 28 deste mês, ao Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA). A coordenadora do projeto, Beatriz Corsino Pérez, conta que o plano é um documento técnico e político fruto da mobilização e participação de diferentes atores sociais que atuam com crianças, especialmente na faixa etária de 0 a 6 anos de idade.

Ela explica que o foco na primeira infância decorre da necessidade de avançar no campo das políticas públicas, em direção à promoção e garantia dos direitos dessas crianças, frente a um contexto de invisibilização desse segmento em diferentes áreas.

Beatriz explica ainda que a pesquisa surgiu em 2022 a partir do diálogo da Universidade Federal Fluminense (UFF) com o CMPDCA. E, para elaborar o plano, teve que ser feito o diagnóstico da situação da primeira infância, e Campos ainda não tinha esse material. O diagnóstico não era só uma parte quantitativa com dados, também previa a participação das crianças na sua elaboração.

“Então, a partir dessa demanda, criamos um projeto de pesquisa, conseguimos financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e fomos buscar também parceiros, para que pudéssemos ter alunos bolsistas. E, dentro desse contexto, surgiu a parceria com o programa Mais Ciência, que começou em 2022. A gente se inscreveu no programa, o projeto foi contemplado com a bolsa, e foi muito importante para que os alunos pudessem se dedicar”, explicou.

O grupo fez a escuta em três escolas. “Os alunos estiveram presentes pensando na metodologia, participando das oficinas com as crianças, depois organizando os dados quantitativos, qualitativos, produzindo análises de todo esse material. Eles participaram de todas as etapas da pesquisa. E ter essa interface com o programa Mais Ciência foi muito importante, porque oficializou essa parceria da universidade com a Fundação e o Conselho da Criança e Adolescente e propiciou que a gente tivesse recursos da taxa de bancada para que pudéssemos desenvolver as atividades”, esclareceu Beatriz.

Integrante da equipe da Coordenação de Educação Infantil da Seduct, Regina Lannes, conta que fez parte da construção do plano, no qual centenas de crianças foram ouvidas. Ela diz ainda que foi um trabalho muito importante, pois deu voz e vez aos pequenos.

“Como já trabalho com essa vertente, foi com grande satisfação que integrei a comissão para elaboração do PMPI, que visa promover políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 6 anos. Temas como Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Mobilidade Urbana e tantos outros aspectos impactam a vida das crianças da primeira infância. É preciso valorizar as necessidades dos nossos pequenos cidadãos”, disse Regina.

A Seduct participou com sugestões por meio de reflexão e discussão nas unidades escolares e enviou propostas de metas e ações utilizando a metodologia participativa. “Ressalto que o documento é elaborado com olhar para todas as crianças do município como estudantes, crianças típicas e atípicas, de qualquer classe social, gênero, em situação de risco ou não. A elaboração do Plano é uma conquista a favor das nossas crianças”, disse Regina.

MAIS CIÊNCIA

A gerente de Programas e Parcerias da Seduct e coordenadora do Programa Mais Ciência, Leonora Tinoco, destacou a importância dessa aproximação com as universidades proporcionada pelo programa e que vem apresentando resultados extremamente satisfatórios.

“Fico muito feliz em ver os frutos do Mais Ciência. São diversos projetos atuando em vários setores da Prefeitura com temáticas de interesse do município. Esse, em especial, proporcionando a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), tema de extrema importância para a elaboração de políticas públicas voltadas para nossas crianças. É gratificante”, finalizou.

O objetivo do Mais Ciência é apoiar estudantes universitários, por meio da concessão de bolsas e de taxas de bancada, para o desenvolvimento de projetos de interesse das secretarias, subsecretarias e demais órgãos da Prefeitura. O programa visa estimular a vocação científica e de extensão e a formação de novos pesquisadores nas instituições de ensino superior, articulando as pesquisas e atividades com as demandas necessárias ao processo de desenvolvimento socioeconômico no município.