pré-vestibular social

SOBRE O PRÉ UNIVERSITÁRIO SOCIAL JORGE DA PAZ ALMEIDA

O projeto do Pré Social Jorge da Paz Almeida teve início em 2022, recuperando esforços anteriores para a oferta de cursos pré-universitários gratuitos e de qualidade pela UFF Campos, o que reforça o propósito da criação e expansão da UFF no Norte Fluminense, que é ampliar o acesso à universidade pública na região e seu entorno.

Com o objetivo de ajudar a ampliar o acesso à universidade pública na região e seu entorno, anualmente são oferecidas dezenas de vagas para que estudantes de escolas públicas e bolsistas integrais de escolas privadas assistam aulas adaptadas aos conteúdos e práticas valorizados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em vestibulares de instituições públicas e privadas.

Os tutores e supervisores trabalham para aprofundar o conhecimento dos estudantes participantes nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Além disso, o Pré Social Jorge da Paz Almeida oferece oficinas interdisciplinares, apoio vocacional, discussão de temas correntes, palestras e outras atividades que informem e motivem os pré-universitários na área em que desejam atuar.

QUAL A PROPOSTA DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL?

O pré-vestibular social, no geral, consiste em um curso preparatório para os diversos processos seletivos que ocorrem no Brasil durante todo o ano, tendo como foco principal o ENEM.

Comumente, os cursos preparatórios são atividades extracurriculares de acesso por meios privados, ou seja, custeado por mensalidades. Quando nos referimos à democratização do acesso ao ensino superior, visamos oferecer suporte aos estudantes que desejam o ingresso na universidade, porém, não possuem condições financeiras para custear um curso privado.

A Universidade Federal Fluminense oferece todo o suporte para o funcionamento do pré-universitário em suas instalações. Dessa forma, não se faz necessário que o custeio do funcionamento do pré-vestibular parta de seus estudantes, sendo este GRATUITO e de fácil acesso.
As aulas ocorrem de segunda-feira a sexta-feira nas instalações da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes (UFF Campos), no período da tarde, das 14h às 17h15. Qualquer dúvida, envie um e-mail para: prejorgedapaz.esr@id.uff.br

ETAPAS DE INSCRIÇÃO NO PRÉ SOCIAL JORGE DA PAZ ALMEIDA
  • Primeira etapa – Inscrição
    As primeiras inscrições ocorrem no início de vigência do projeto, geralmente no início do ano. Para ficar atento às seleções, acompanhe o Instagram @pvsjorgedapaz_uffcampos
  • Segunda etapa – Sorteio e resultado
    Em 2022 e 2023, a seleção ocorre por meio de sorteio eletrônico e inclui todos os inscritos que cumpriram com as regras no ato de inscrição. Logo após, divulgamos o resultado. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, são feitas reclassificações, seguindo a ordem do sorteio. Se não houver nenhum nome a ser chamado na reclassificação, são abertas inscrições para vagas remanescentes, que vão sendo incluídas de acordo com o fluxo de alunos.
  • Terceira etapa – Conclusão da matrícula e documentação
    Após o resultado do sorteio, é enviado um e-mail para conclusão de matrícula e pedido de  documentação comprobatória aos sorteados dentro do número de vagas.

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO
  • Estar cursando ou ter concluído o terceiro ano do ensino médio;
  • Ser estudante de escola pública ou particular com bolsa integral;
  • A instituição onde o discente estuda ou concluiu o ensino médio deve estar localizada no município de Campos dos Goytacazes;
  • O estudante deve se comprometer em manter a presença mínima de 75%.
  • Caso desista da vaga, a coordenação deve ser informada.
SELEÇÃO DE TUTORES

O Pré Social Jorge da Paz Almeida também admite estudantes de curso superior de diversas áreas do conhecimento (da própria UFF e externos) para atuarem como tutores voluntários, ajudando na preparação dos estudantes do curso para o ENEM e vestibulares.

OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFF POSSUEM NOTAS DE EXCELÊNCIA?

Sim! São todos de excelência, com contínuos resultados positivos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Essa qualidade se aplica aos cursos da UFF Campos (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional), que é uma das unidades acadêmicas da Instituição e está em território campista desde os anos 1960.
Por tudo isso, a UFF tem nota 5, que é a máxima no Conceito Institucional do Ministério da Educação, avaliação elaborada a cada cinco anos e que leva em consideração outros indicadores, como infraestrutura e corpo docente. No que se refere ao IGC (Índice Geral de Cursos), a UFF tem nota 4, que significa que a Instituição cumpre todos os requisitos de avaliação do MEC, e vai além. A UFF está entre as melhores Universidades Federais no Brasil. Saiba mais acessando:

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Jacqueline da Silva Deolindo (COC)

APOIO

Núcleo Pedagógico – Kátia Cristiane Vomero Pereira