Chapa 1 é reeleita na consulta eleitoral para reitor e vice-reitor da UFF

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e Fabio Barboza Passos

Entre os dias 11 e 13 de julho, a comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense retornou às urnas para a escolha do reitor e vice-reitor do quadriênio 2022-2026. A apuração do 2º turno foi realizada hoje, 14 de julho, e definiu a reeleição dos candidatos da Chapa 1 Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e Fabio Barboza Passos.

Aproximadamente 9200 pessoas participaram do pleito e, destes, 50,86% votaram na Chapa 1 – movimento “+Juntos Pela UFF”. Com propostas voltadas para fortalecer a área de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, além da qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos e docentes, a atual gestão dará continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado nos últimos quatro anos. A chapa 3, que também concorria ao pleito, representada pelos professores Roberto de Souza Salles e Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão, recebeu 49,14% dos votos válidos.

Na UFF Campos, que foi escolhida para sediar o primeiro debate entre chapas desta eleição, 559 pessoas participaram do 2º turno da consulta – 88 docentes, 37 técnicos-administrativos e 432 discentes. A Chapa 1 foi a escolhida pela maioria de cada um dos três segmentos, obtendo um total de 58.14% dos votos válidos do Instituto.

O resultado foi divulgado após a apuração de 47 mesas, além de uma referente ao voto separado, na Faculdade de Direito. Durante os três dias de votação, servidores e estudantes se envolveram no trabalho das mesas receptoras distribuídas entre os campi e unidades da UFF, além de outras unidades da Universidade, como a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) e a coordenação de transporte.

A consulta eleitoral para a gestão da UFF foi conduzida por Comissão Especial, criada pelo Ato Executivo nº 01/2022 do Presidente da Academia Fluminense de Letras – AFL, em consonância com a Resolução 084/2022 do Conselho Universitário da UFF, com o objetivo de identificar as preferências para escolha de reitor e vice-reitor (quadriênio 2022-2026). Na UFF Campos, a Comissão Eleitoral Local designada pela Diretora Ana Costa, presidida pelo Vice-Diretor Rodrigo Monteiro e integrada pela professora Beatriz Corsino, pela pedagoga Micheli Borowski e pela discente Desiré Barbosa, conduziu a consulta, que sucedeu sem contratempos.

O primeiro turno ocorreu entre os dias 21 e 23 de junho e garantiu as chapas 1 (Movimento +Juntos Pela UFF) e 3 (Movimento UFF Plural e Democrática) no 2º turno. Com o fim do processo de consulta eleitoral, os Conselhos Universitários da UFF encaminham para o Ministério da Educação a lista tríplice dos indicados aos cargos de reitor e vice-reitor, inclusive com o nome dos escolhidos no pleito interno. As informações completas sobre o resultado podem ser obtidas neste link: https://app.uff.br/apuracaoeleitoral/ .

Em entrevista concedida à Superintendência de Comunicação Social, a chapa eleita falou sobre o peso dessa conquista e sobre sua expectativa para o novo mandato: “Com certeza, é um reconhecimento pelo trabalho que foi desenvolvido nestes últimos quatro anos. Do ponto de vista da Universidade, sem dúvidas, a instituição demonstra a capacidade de seguir em frente e sobreviver a intempéries e dificuldades […] Queremos deixar a marca de uma gestão que deu saltos na direção de uma Universidade com poder de transformar a vida das pessoas por meio da educação, da ciência e da tecnologia”.