Em virtude de instabilidades técnicas no acesso ao Sistema Acadêmico no primeiro dia da inscrição online em disciplinas (estudantes regulares) e da preocupação que isso tem gerado em todos e todas, a Pró-Reitoria de Graduação informa que:
- A inscrição online em disciplinas ficará disponível para candidatura de estudantes regulares até o dia 18/08, às 18 horas, no Sistema Acadêmico – Inscrição Online (https://app.uff.br/graduacao/inscricaoonline);
- A Homologação dos Planos de Estudos pelas Coordenações de Curso ficará disponível a partir das 18 horas de 18/08 até 22/08, às 16 horas, no Sistema Acadêmico – Inscrição (https://app.uff.br/graduacao/inscricao);
- O processamento interno da inscrição online ocorrerá a partir do fechamento da homologação até 23/08; e
- O resultado da inscrição online (liberação dos planos de estudos para consulta) continua previsto para a partir do término do processamento ou a partir de 23/08.
ATENÇÃO: estudantes têm reportado, em diversos canais, dificuldades relacionadas à visualização de disciplinas que, pelo fluxo curricular e aproveitamento acadêmico, deveriam estar disponíveis para inscrição e vice-versa. Tais situações, em sua maioria, são decorrentes de desdobramentos de ajustes e mudanças curriculares recentes e de registros de equivalência. Alertamos, contudo, que as Coordenações estão cientes e que algumas correções foram providenciadas, mas outras atualizações de registros curriculares só poderão ser feitas depois do processamento da inscrição online, o que poderá provocar uma demanda específica para tratamento no período de ajustes.
Estudantes regulares poderão consultar o resultado da inscrição online no Sistema Acadêmico – IdUFF, em “Plano de Estudos”, na data prevista de 23/08, conforme item 3.4 do Calendário Escolar 2023. A solicitação de ajustes no plano de estudos poderá ser feita por estudantes no período de 28/08 a 11/09 (item 5 do Calendário Escolar de 2023), utilizando o Sistema Acadêmico – Solicita UFF – https://app.uff.br/graduacao/solicita.
Em caso de dúvidas, erros ou problemas na utilização dos Sistemas da Graduação, os usuários devem procurar a Central de Atendimento da Superintendência de Tecnologia da Informação – STI, que atende nos seguintes canais: https://app.uff.br/atendimento e atendimento@id.uff.br.
A inscrição online em disciplinas é um procedimento acadêmico semestral obrigatório aos estudantes regulares dos cursos de graduação presencial da UFF. Por meio da inscrição online, o estudante registra candidaturas às vagas existentes em turmas das disciplinas previstas no currículo do curso e disponibilizadas para oferta.
Além dos registros de candidaturas pelos estudantes, o processo de inscrição online envolve etapas de homologação das candidaturas pelas Coordenações de Curso e processamento sistemático para efetivar a ocupação das vagas nas turmas de disciplinas. Ao longo do processo, são aplicados os critérios de priorização estabelecidos pelo Regulamento, como: turno de vinculação do estudante, maior carga horária acumulada (excluídas as disciplinas eletivas e atividades complementares), maior C.R, e maior carga horária acumulada em disciplinas e atividades. A partir do início do período letivo, os estudantes podem solicitar ajustes nos planos de estudos – como inscrição e cancelamento de inscrição em turmas de disciplinas.
O QUÊ?
Prorrogação da Inscrição online em disciplinas da graduação presencial – 2º período letivo de 2023
PÚBLICO-ALVO?
Estudantes regulares (veteranos) de cursos de graduação presencial da UFF
QUANDO?
Até 18 de agosto de 2023, às 18 horas
ONDE?
Sistema Acadêmico da Graduação: https://app.uff.br/portal (opção IdUFF ou opção Inscrição Online) ou https://app.uff.br/graduacao/inscricaoonline